Disque 100 registrou 12,48 mil casos de abuso sexual

Até março deste ano, foram registrados 4.205 casos de abuso contra ciranças e adolescentes.
SÃO PAULO - O Disque Direitos Humanos, conhecido como disque 100, registrou 12.487 casos de abuso sexual de crianças em 2010, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (18) pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Até março deste ano, foram registrados 4.205 casos de violência sexual contra ciranças e adolescentes.
O disque 100 foi criado em maio de 2003 para facilitar a denúncia de atos de agressão contra menores. Desde que o serviço foi implementado, foram registrados 66.982 denúncias em todo o Brasil. O Estado com o maior número de denúncias é a Bahia, com 7,7 mil casos, seguido por São Paulo, com 7,29 mil, e Rio de Janeiro, com 5,56 mil.
Os dados do disque 100 referentes ao período de janeiro e fevereiro deste ano revelam que as meninas são as que mais sofrem violência sexual, representando 78% das vítimas. A divulgação do levantamento da Secretaria de Direitos Humanos coincide com Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data foi escolhida em virtude de um crime ocorrido em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de nove anos, foi violentamente assassinada, e o corpo dela foi encontrado seis dias depois, desfigurado e com sinais de abuso sexual. Os autores do crime nunca foram responsabilizados.
Nathalia Passarinho / G1

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.