HIV/AIDS PREVALEC ENTRE POPULAÇÕES ADOLESCENTE E DE JOVENS, DIZ RELATÓRIO ONU/OMS

Segundo um relatório do “Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e AIDS (UNAIDS)” em parceria com a OMS/Organização Mundial da Saúde, e outros órgãos internacionais, e com amplo destaque na imprensa brasileira, cerca de dois mil e quinhentos (2.500) adolescentes e jovens (entre 15 e 24 anos de idade) são infectados diariamente pelo vírus HIV., em todo o mundo.

No entanto, o relatório indica que a prevalência do HIV entre jovens caiu pouco nos últimos anos e alerta que adolescentes enfrentam um risco desproporcional de infecção, por conta de sua vulnerabilidade biológica, da desigualdade social e da exclusão.

Em 2009, de acordo com o relatório UNAIDS/OMS, adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, concentraram 41% das novas infecções pelo HIV. E cinco milhões viviam nessa situação, no mesmo período.
   
·        Em Açailândia,  talvez em conseqüência da cultura, tabus e preconceitos, não se tem um quadro oficial, transparente e público, da questão.

Mas pragmaticamente se constata que cada vez mais jovens estão se infectando.

Com o avassalador crescimento do uso de drogas, sobretudo o crack,  entre adolescentes e jovens, é de temer também crescimento no quadro de HIV/AIDS.

Está confirmado um caso de uma jovenzinha, usuária de “crack” e gestante, o que é ainda mais trágico.

Pior é que ela e o bebê que carrega não estariam tendo os cuidados e atenção, de saúde e social,  que necessitam  pelas suas situações, nem aqui nem em Imperatriz, conforme me disse um líder religioso, que procura confortar a família...  

( Do Portal da ANDI)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.