Canela indica criação do Fundo Municipal de Cultura

Açailândia – Na sessão da última terça-feira, 28, o vereador Canela (PSB), apresentou indicação à Mesa Diretora da Câmara Municipal, a ser enviada ao Poder Executivo, solicitando o envio de projeto de lei à Casa, visando a criação em Açailândia do Fundo Municipal de Cultural.

De acordo com o vereador, o objetivo da criação do fundo é a capitação de recursos públicos e privados, a serem aplicados no desenvolvimento da cultura em Açailândia, principalmente aos grupos folclóricos, a exemplo das quadrilhas juninas. “Com esse fundo, a Secretaria de Cultura terá um mecanismo para a capitação de recursos a serem empregados no apoio às manifestações culturais como quadrilhas, bumba meu boi, cacuriá, entre outros seguimentos da cultura maranhense e nordestina’, disse ele.

Canela afirmou ainda que outros setores culturais como as artes cênicas, plásticas e literárias poderão ser contempladas através do Fundo Municipal de Cultura. “Açailândia é muita forte na produção cultural em todas as denominações. Temos ótimos atores e atrizes, como os jovens que apresentam o espetáculo Quilombagem, que já fizeram inclusive apresentações na Espanha, além de pintores, escultores, escritores, enfim, um leque muito grande de produção artística que precisa de apoio”, frisou.

O parlamentar lembrou ainda que o Fundo de Cultura, administrado por um Conselho Municipal de Cultura e pela Secretaria de Cultura, terá possibilidade de capitação de recursos para financiamento de projetos culturais não apenas no Poder Público, mas também na iniciativa privada. “Com esse fundo legalizado, pode-se buscar recursos no Ministério da Cultura, na Secretaria de Estado de Cultura, bem como em empresas privadas como as gusarias, a Vale, além de ONG’s voltadas para o desenvolvimento da cultura popular. Com certeza será um grande avanço para nossos artistas”, constatou Canela.

Apoio – O vereador Alexssandro Bebezão (PHS), que apresentou requerimento anterior solicitando a designação de uma área pelo Executivo para manifestações culturais, declarou apoio à indicação do vereador Canela. “Sei que com a criação desse fundo, serão viabilizados muitos projetos culturais na cidade, inclusive a criação da área destinada a manifestações culturais que solicitei anteriormente. O vereador está de parabéns pela indicação. Foi de muita sensibilidade e inteligência”, disse o parlamentar.

Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.