COMDIPE RECEBE REPRESENTANTES DO FÓRUM E DO CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Açailandia – COMDIPE esteve reunido na última sexta – feira dia 01/07/11 com representantes do Fórum e do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado do Maranhão, Dylson, Genilson e Genilson Filho. Os mesmos estavam na região para participar de um Encontro em Sitio Novo – MA.
  
A reunião contou ainda com a participação dos Conselheiros do COMDIPE, Fórum Regional dos Direitos das Pessoas com Deficiência por meio de sua coordenadora local Renata Marchezine, João Luis Soares (ADEFIA). Tivemos ainda os representantes das entidades da Sociedade Civil como Rozilda Oliveira presidente da Associação dos Estudantes Especiais de Açailandia AEEA e Edson Sousa, Lindomar Vieira membro da Associação Sociocultural dos Surdos-mudos de Açailândia – ASSA e a Vereadora Maria de Fátima Camelo.

A reunião teve por objetivo conhecer o Conselho de Açailandia por meio de seus representantes tanto da sociedade civil quanto do poder público, e orientar sobre algumas formas de trabalhar em beneficio às pessoas com deficiência.

Foi bastante discutido a importância da participação e envolvimento dos Conselheiros em todas as ações do município para estar inserindo as políticas de atendimento voltadas as pessoas com deficiência para trabalhar a inclusão social e divulgação das atividades do Conselho, pois o mesmo tem poder para deliberar, normatizar, controlar, fiscalizar essas ações.  

Os representantes das Associações AEEA e ASSA Edson e Lindomar colocaram alguns descasos envolvendo os motoristas dos ônibus coletivos da cidade, pois alguns motoristas não os respeitam, não acreditam que eles tem necessidades especiais e acabam muitas vezes fazendo-os passar por situações desagradáveis. O assunto acabou sendo estendido para diversos exemplos, como o citado por Rozilda Oliveira envolvendo os alunos da educação especial que também não tem seus direitos respeitados.

Dylson deixou bem claro para todas as pessoas envolvidas nas políticas de atendimento a pessoa com deficiência e ao próprio portador de alguma deficiência não deixar de estudar e por em pratica os direitos garantidos as pessoas com deficiência contidas na Lei 5.296 (Lei da Acessibilidade). Esta Lei é de fundamental importância para a garantia dos direitos da pessoa com Deficiência.

( Por Ana Helia SoaresPresidenta – COMDIPE)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.