Audiência pública debate a criação do conselho e do Fundo Municipal de cultura

Açailândia dá passos importantes no fortalecimento da cultura local.

Açailândia – Aconteceu na noite de ontem 26, nas dependências da Câmara Municipal uma audiência pública em prol da criação do conselho e do Fundo Municipal de Cultura.

Depois da criação da Secretaria Municipal de Cultura no final do ano passado, veio à necessidade de mais apoio aos produtores culturais de açailandenses.

Preocupado com o movimento cultural no município, o vereador Canela apresentou dois grandes projetos na Câmara municipal de Açailândia. Ambos os projetos foram aprovados, os projetos pedem a criação do Fundo e do Conselho Municipal de Cultura.

A ideia da audiência veio depois das apresentações de um requerimento que requeria a criação do Conselho Municipal de Cultura e uma indicação que indica a criação do Fundo Municipal de Cultura, ambos foram apresentados e aprovados este ano na câmara municipal.
A proposta da audiência veio de um compromisso firmado entre o vereador Canela, o secretario municipal de Cultura, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia - CDVDH e o Fórum de Cultura de Açailândia.

O Professor Milton Teixeira lamenta a ausência dos demais vereadores na audiência, lembro que falou da importância que a criação do conselho e do fundo municipal de cultura tem para Açailândia.

O Secretario Municipal de Cultura, Bosco Rungel, fala do seu empenho na criação do Conselho e do Fundo municipal, e que Açailândia terá novos rumos, os produtores culturais só tem a ganhar com a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura.   

Canela salienta a importância da criação do Conselho municipal de cultura em Açailândia, e com a criação do Fundo municipal os nossos produtores culturais terão mais apoio e serão mais valorizados, Canela disse ainda que mesmo sem a presença da maioria dos vereadores na audiência, acredita no empenho de cada um deles em aprovar os projetos de Lei da criação do Fundo e do conselho Municipal de Cultural, finaliza.

Durante a audiência ouve diversas apresentações culturais, a iniciar ouvimos a voz impecável de Moacir Fernandes que cantou a canção “Paisagem Solidão” que retrata parte da história da cidade de Açailândia, também podemos aguçar ouvindo os belos Cordéis na voz de dona Duzinha, como de Dança dos grupos Ora de Brincar, Mãe da Terra, do Grupo Espirita “Os Filhos do Oriente” sobre orientação de Zazuleia. 

Carlos Cristiano
      

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.