
Esta será uma das pautas do Encontro de Articulação e Avaliação das Conferências Municipais e Mobilização das Estaduais, entre 2 e 4 de março, em Brasília (DF).
Promovido pelo Conanda, o evento contará com a participação de Conselhos Estaduais, adolescentes do G27 e integrantes da Comissão Organizadora.
Ação inédita aprovada em assembleia de janeiro deste ano, a autoria dos adolescentes na abertura da etapa nacional marca a história das Conferências Nacionais com a co-responsabilização e o protagonismo de meninas e meninas nesse processo de mobilização do país.
“Fiquei orgulhoso com a decisão de que a palestra magna será regida pelos adolescentes. Temos que inovar não só na faixa etária da explanação, mas também no seu modo de execução. Devemos fazer uma reflexão da conjuntura atual e de como, ao longo de nossa história, a criança e adolescente foram se tornando pauta no debate e, agora, parte dele. O desafio é do tamanho do nosso público: garantir a atenção e a interação com a plenária de três mil pessoas”, avaliou Pedro Henrique Silva de Paula Higuchi, da Comissão Organizadora de São Paulo.
Além de organizar a abertura, os adolescentes ainda contribuirão com a discussão da continuidade do G27 pós-Conferência, da existência ou não de um padrinho ou madrinha e das atrações das noites culturais da etapa nacional.
Ainda fazem parte da programação dos dias 2 a 4: Análise da participação dos adolescentes nas Conferências Municipais e dos Conselhos Estaduais sobre Conferências Livres e Municipais, apresentação da estrutura geral da 9ª Conferência, cronograma das etapas estaduais, entre outras.
9ª CNDCA
A Conferência Nacional (11 a 14 de julho de 2012), debaterá a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente que passou por consulta pública ano passado e está em fase de finalização.
A formulação deste tema foi o objetivo na 8ª edição do evento. Este ano o objetivo geral é continuar mobilizando grupos que constituem o sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementação e monitoramento, portanto, da política e do plano.
A Conferência está sendo construída sob 5 eixos estratégicos:
1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;
2) Proteção e Defesa dos Direitos;
3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes;
4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A inovação da metodologia deste ano está na participação das(os) adolescentes em todas as etapas da Conferência: organização da Nacional, estaduais e municipais.
A expectativa da Comissão Organizadora é receber cerca de 800 adolescentes em julho de um total de 3 mil participantes.
As etapas municipais, livres, territoriais e regionais aconteceram de agosto a novembro, enquanto que as estaduais serão de fevereiro a maio de 2012.
Evento: 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente: Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos das crianças e adolescentes nos Estados, Distrito Federal e nos Municípios.
Data: 11 a 14 de julho de 2012
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Brasília (DF)
(Fonte: Direitos da Criança, Portal da ANDI)
Obs.:
Em Açailândia do Maranhão, Adolescentes tem vez, voz e voto, nas questões políticas-administrativas e de seu interesse.
O Protagonismo Infanto-Juvenil é política pública social, executada pelo Fórum DCA Açailândia e a Comissão Juvenil, através de uma de suas entidades congregadas.
E temos agora até Conselheira/o Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Adolescente, em escolha em dezembro de 2011 e já atuantes; Karina Silva Ribeiro, titular, e Luis Henrique Sousa soilva, suplente.
Tal representação se dá pela Lei Municipal n.º 373, de 05 de outubro de 2011.
Para a 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada dias 25 a 27 de abril próximo, em São Luís, Açailândia tem Sabrina Sousa Bastos como Delegada Adolescente, titular, e Jorge Luis Martins Silva,como Delegado Adolescente, suplente.
A Comissão Juvenil do Fórum DCA tem as Adolescentes Érica Martins da Silva, como Secretária Executiva, e Jaqueline Silva Brito.Por Eduardo Hirata
Nenhum comentário