CONCURSO “A COR, A CARA E A VOZ DO COMUCAA” ANUNCIA RESULTADOS E FAZ A PREMIAÇÃO DOS VENCEDORES

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 08/09/2011, na Câmara Municipal de Açailândia, Rua Ceará, Centro, o anúncio dos resultados e a premiação dos vencedores (estudantes, professores, escolas) do “Concurso A COR, A CARA E A VOZ DO COMUCAA”, que desde o mês de maio movimentou centenas de estudantes e dezenas de professores e escolas da educação básica, das redes de ensino municipal, estadual e particular.
O “Concurso A COR, A CARA E A VOZ DO COMUCAA” teve por objetivo escolher a nova logomarca do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA.,  criado em 1991, pela lei n.º 42/91 (com nova redação pela Lei n.º 132/97), e que é “ órgão normativo, consultivo, deliberativo, fiscalizador da Política Municipal de Atendimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Constituído por um colegiado de dez (10) membros titulares e igual número de suplentes, de forma paritária (metade representantes do poder público municipal, metade representantes da sociedade civil organizada) e atualmente presidido pelo Conselheiro Siley Elcen Santos, da Secretaria Municipal de Assistência Social/SEMAS.
Além de nova logomarca, o concurso teve por objetivo a escolha de novas marcas para o órgão: a bandeira e o hino.
Os trabalhos foram analisados e decididos por uma comissão, formada pelo Secretário Municipal de Cultura, professor João Bosco Gurgel; Antoniel Lopes Rimualdo, músico e teólogo; Raimundo Morais Pessoa Filho, artista plástico; as professoras Elaine Beatriz Rocha Queiroz e Eline Silva Nascimento, representantes da Secretaria Municipal de Educação; o adolescente José Raí Conceição Silva, representante da Comissão Juvenil do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, e Ana Hélia dos Santos Soares e Maria de Fátima Silva Sousa, do COMUCAA. Também formaram na comissão a professora e conselheira dos direitos Romélia Martins Marques, o professor Milton Santos Teixeira Filho, do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, e o web-designer Adriano Lima da Silva.
A categoria “bandeira”, na qual concorreram crianças estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, apresentou o resultado: 1º lugar, Levi Brito Teixeira, do Colégio Frei Cesaz Gavazzi, sendo orientadora a professora Ana Maria Araújo Cavalcante; 2º lugar, Arisson Soares Ferreira, Instituto Educacional Adonai Objetivo, tendo como orientadora a professora Malba de Oliveira Logrado; e 3º lugar, Lorrana Mourão de Jesus, da Escola Municipal Rafael de Almeida, sendo professora orientadora Francisca Ferreira de Sousa.    
Na categoria “logomarca”, para a qual concorreram estudantes de 6ª à 9ª ´séries do ensino fundamental, o 1º lugar coube ao estudante Karlus Eduardo Lopes Lima, da Escola Municipal Gastão Vieira,  tendo a professora Francisca Dernete Cardoso de Sousa ; o 2º lugar a aluna Juliana Sousa Vaz, da Escola Municipal Leonidas Clemente de Morais, que teve como professora orientadora Geusa Maria Carvalho, e o 3º lugar ficou com Milena Roseno Feitosa Lima, do Instituto Educacional Adonai Objetivo, tendo como professor orientador  Izidio Silva Lima.
Crianças e Adolescentes estudantes vencedores/as  receberam os prêmios: 1º lugar, medalha e uma viagem a São Luís, com acompanhante; 2º lugar, uma medalha e um celular Nokia; 3º lugar, uma medalha e um relógio Champion de pulseiras coloridas.
Professores/as orientadores/as foram premiados/as com : 1º lugar, viagem a São Luís e certificado de honra ao mérito; 2º lugar, pen drive de 8 gigas e 3º lugar, pen drive de 4 gigas.
As escolas foram premiadas com: 1º lugar, Troféu e certificado de honra ao mérito; 2º e 3º lugares, certificados de honra ao mérito.
Para a categoria “hino”, a Comissão Organizadora, constituída por representantes das Secretarias de Educação e de Cultura, dos Fóruns DCA e de Cultura, conselheiros/as dos direitos e tutelar, decidiu por novo concurso, visto o baixo número de escolas concorrentes (apenas duas) e o fato de o “dvd” de uma delas ter apresentado um defeito técnico.
O “Concurso A COR, A CARA E A VOZ DO COMUCAA” contou com muitos apoios: AAL/Academia Açailandense de Letras, Café com Arte Lanchonete, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos,  Chips Informática, Elétrica Brasil, Escola Divino Mestre, Gardeni Móveis, Junior Academia, Microlins, Nacional Calçados, Petrobras, Ponto Graff, Skill e Zaruky Camisetas, além das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação.    
Para o COMUCAA.,o “Concurso A COR, A CARA E A VOZ DO COMUCAA” , neste 2011 que marca os 21 anos do ECA/Estatuto da Criança e do adolescente, atingiu plenamente as metas, de sensibilização e de divulgação dos Direitos da Criança e do Adolescente, a partir de seus principais protagonistas, justamente a infância e a adolescência estudantil. 
 Afinal, para realizarem seus trabalhos, os/as estudantes, estudaram bastante sobre o ECA e o Sistema de Garantia de Direitos, sendo o Conselho dos Direitos/ COMUCAA um dos seus principais órgãos.  
No último trimestre deste corrente ano, o COMUCAA deverá lançar nova edição, atualizada, do ECA e das leis municipais referentes aos Direitos da Criança e do Adolescente, publicando ainda os trabalhos vencedores do Concurso.
(Fotos: a professora Eline e a secretária executiva do COMUCAA Fátima, da Comissão organizadora do Concurso; as crianças MILENA e ARISSON, do Adonai Objetivo, com as professoras Luciana e Malba; a menina LORRANA, da Escola Municipal Rafael de Almeida, com sua mãe e a professora Francisca Ferreira)
Fonte: Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.