Municípios se preparam para expor ações de sucesso no Cidade Criativa

Evento agendado para os dias 23, 24 e 25 de novembro promete mostrar experiências exitosas de gestores públicos e do setor privado com foco maior no desenvolvimento do Estado

“Esse será um espaço aonde nós, gestores públicos, que convivemos com os principais problemas do país em nossos municípios, iremos mostrar as boas práticas realizadas, trocar experiências e multiplicar os melhores resultados. As prefeituras precisam aproveitar essa oportunidade de integração que ajudará a gerar mais renda, emprego e dignidade à nossa gente, por meio de um desenvolvimento econômico integral do Estado”.

As palavras do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, prefeito de Itapecuru, resumiu o pensamento e aspirações de inúmeros gestores municipais presentes ao lançamento do 1º Salão Estadual Cidade Criativa, realizado na noite da última quinta-feira, 27, no Espaço Renascença, sob a coordenação do Instituto Cidade Criativa. A solenidade foi prestigiada, ainda, por secretários e deputados estaduais, vereadores, presidentes e representantes de órgãos e entidades públicas, representantes do setor privado, reitores de Instituições de Ensino Superior, parceiros institucionais, imprensa e demais convidados.

O 1º Salão Estadual Cidade Criativa traz uma proposta diferente, onde as ações e projetos de sucesso dos municípios estarão reunidos em único lugar. “Será uma grande vitrine do que se faz de bom e melhor nos municípios maranhenses, onde tanto os entes públicos, como privados e a própria sociedade passarão a ter conhecimento e compartilharão experiências exitosas a favor do desenvolvimento do Estado”, declarou um dos coordenadores do Instituto Cidade Criativa, Juarez Lima, prefeito de Icatu e secretário geral da Famem.

Para o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, não há desenvolvimento no Estado sem que os municípios se desenvolvam na base. “Por isso o governo do Estado apóia a realização do Cidade Criativa, esperando que o evento socialize os grande feitos das gestões municipais, estimulando os prefeitos e suas equipes a melhorar cada vez mais suas ações”, apontou.

O reitor da Uema, José Augusto Oliveira, por sua vez, destacou a participação das instituições de educação no evento. “Acredito que a participação das instituições públicas e privadas será benéfica para compreendermos as necessidades municipais e suas potencialidades. As instituições educacionais, onde está concentrado o saber, também podem contribuir nesse processo e, assim, melhorar a qualidade de vida do maranhense”.   

O projeto – Idealizado pelo Instituto Cidade Criativa e coordenado pelo prefeito Juarez Lima e pelo professor-doutor Abisai Garreto, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o projeto do I Salão Estadual Cidade Criativa estima a participação inicial de 150 expositores, dentre prefeituras, empresas e parceiros institucionais. Nos três dias do evento, a previsão é de que passem pelo espaço armado na Praia Grande (Reviver) mais de 300 mil pessoas.

Além dos estandes, a mostra vai abrigar eventos paralelos como o 1º Congresso das Cidades Maranhenses, workshops, mesas redondas e painéis. O objetivo é discutir assuntos concernentes ao desenvolvimento municipal, com temáticas focadas em inovação, turismo, educação, produção, cultura e organização comunitária.

A sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, as ações de responsabilidade social também estarão presentes no evento que acontece em novembro. O projeto tem como inspiração os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) “como forma de lutar e conquistar uma sociedade com homens e mulheres socialmente iguais, humanamente distintos e totalmente livres”, reforçou o professor-doutor Abisai Garretbo.

“O que é bom pode ser copiado, sim, desde que se respeite a realidade de cada município. E se o que é bom trouxer benefícios e qualidade de vida para as pessoas, temos o dever de replicar quantas vezes for necessário e em quantos lugares for preciso”, acredita a prefeita de Axixá, Sônia Campos, que também preside a Agência Intermunicipal de Consórcios das Microrregiões do Munim, Lençóis e Baixo Parnaíba Litoral – AGE Consórcios. Soninha, como é conhecida no meio político, esteve presente ao lançamento do 1º Salão Estadual Cidade Criativa, e já confirmou a participação de Axixá no evento.   

Fonte: Leocândida Rocha 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.