Maranhão tem 12 municípios sob risco de surto de dengue


Em contrapartida, o país teve redução drástica do número de casos da doença.

SÃO LUÍS - O Maranhão é o segundo Estado com maior número de municípios sob risco de surto de dengue no país. Ao todo, doze municípios maranhenses estão nesta condição, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1º).
Apesar dos dados alarmantes, os casos graves da doença diminuíram 97%. Já os casos comuns da dengue tiveram redução de 66%.
Em apuração feita pelo Levantamento de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa/2012), 536 cidades foram avaliadas e 356 apresentaram alta presença do mosquito. Destas, 91 cidades estão em situação de risco de surto.
No total, 265 municípios estão em alerta e outras 180 cidades possuem baixo risco de infestação. O Estado com maior concentração de municípios sob risco é a Bahia, com 22 cidades apontadas. Em segundo, o Maranhão com 12; em terceiro São Paulo, também, com 12 cidades sob risco de surto.
O principal facilitador da proliferação do mosquito no Nordeste é a má disposição de depósitos d´água, principalmente, as caixas d´água, de acordo com a pesquisa.
MORTES
Ainda de acordo com o levantamento realizado pelo Ministério, em 2011, foram registrados 34 casos graves da doença, com uma morte. Já em 2012, foram identificados 4 casos graves sem qualquer morte.
Clique aqui e confira a pesquisa completa.

*com informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.