Senai inaugura ala de tecnologia sucroalcooleira em Balsas

A nova ala permitirá a formação de mão de obra qualificada para o mercado sucroalcooleiro, segmento industrial hoje em plena expansão no Maranhão

São Luís – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugura nesta quarta-feira (23) a Ala de Tecnologia Sucroalcooleira Serafin Ticianeli, em Balsas. A instalação se destina ao treinamento de profissionais para atuar na indústria de produção de álcool, açúcar e outros derivados da cana de açúcar. Trata-se da única unidade de ensino profissional do tipo na região Meio-Norte, formada pelo Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins e Pará.
A nova ala da unidade do Senai em Balsas terá laboratório de química, laboratório de microbiologia, laboratório de informática e sala de simuladores de produção, que servirão para dar suporte aos cursos técnicos de nível médio em açúcar e álcool e os cursos de qualificação profissional em destilação de bebidas, operador de microcomputador, de leitura e interpretação de projetos, dentre outros. Além disso, a nova Ala será usada para desenvolver testes e pesquisas demandados pelas indústrias que atuam no segmento sucroalcooleiro.
A inauguração desta nova instalação faz parte do plano que o Senai traçou para dar suporte ao desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, hoje em plena expansão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a colheita de cana de açúcar, principal matéria prima deste segmento industrial, crescerá cerca de 20% este ano, saltando de 2,6 milhões de toneladas para 3,2 milhões de toneladas.
O beneficiamento da safra 2012 de cana de açúcar nas seis usinas em funcionamento será suficiente para produzir cerca de 446 mil toneladas de açúcar, 242 mil metros cúbicos de álcool combustível e seis milhões de litros de aguardente, o que coloca o Maranhão na 12ª posição entre os produtores de derivados da cana de açúcar do país.
Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, a ação está baseada em três aspectos. “Estamos sempre atuando para melhorar a qualificação profissional dos trabalhadores da indústria, para levar o desenvolvimento tecnológico ao nosso parque industrial e proporcionar condições para a diversificação das cadeias produtivas no Maranhão.”, afirmou Baldez.
“Ao trazer novos equipamentos para o curso técnico em ‘Produção de Açúcar e Álcool’, poderemos treinar profissionais para atender as necessidades de qualificação de uma das cadeias produtivas que está em pleno desenvolvimento e concretizamos a orientação de expandir a educação profissionalizante para o atendimento das necessidades da economia local, que é um dos princípios fundamentais do Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema”, completou o presidente da Fiema.  
Construção
A Ala de Tecnologia Sucroalcooleira começou a ser construída no ano passado, com recursos do Departamento Nacional do Senai (DN-Senai), do Departamento Regional do Senai no Maranhão (DR-Senai MA) e da Agro Serra, parceira do Sistema Fiema na região. Os recursos disponíveis foram aplicados na construção de um galpão, na aquisição de maquinário e de equipamentos para os laboratórios, no treinamento de instrutores e para aquisição de insumos.
“Com esta estrutura, o Senai poderá não só formar técnicos em açúcar e álcool, mestres alambiqueiros e destiladores de bebidas, como também poderá fornecer suporte aos produtores artesanais no que diz respeito ao controle de qualidade e na execução de testes exigidos pela legislação brasileira para permitir a regularização da produção de cachaça no estado, por meio dos serviços técnicos e tecnológicos que o Senai oferece”, explicou o diretor regional do Senai, João Alberto Schalcher.
O principal equipamento da Ala de Tecnologia Sucroalcooleira Serafim Ticianelli é uma microdestilaria de cana de açúcar, projeto de base nacional apoiado pelo DN, desenvolvida e produzida pelo Senai de Alagoas e  que tem como principal marca elevado nível de automação industrial, apontado como um aparelho avançado tecnologicamente. 
“A aquisição da microdestilaria nos permitirá agregar mais tecnologia aos processos de produção de açúcar e álcool à indústria maranhense. Nossos instrutores passaram por treinamentos dados por técnicos do Senai de Alagoas. Eles também fizeram visitas técnicas no Senai de Itumbiará, em Goiás”, observou o gerente operacional do Senai em Balsas, Wellington Cunha de Souza.
Curso
Hoje, o primeiro grupo de alunos do curso técnico em “Produção de Açúcar e Álcool” – que é formado por 34 jovens de 16 a 21 anos, que foram selecionados no ano passado – já estão tendo aulas teóricas e práticas. O grupo está dividido em duas turmas – uma vespertina e outra noturna – e todos recebem uma bolsa de meio salário mínimo, custada pela Agro Serra, por estarem enquadrados no programa de jovens aprendizes.
Uma nova turma com 34 jovens aprendizes deverá ser formada no segundo semestre e para ingressar no curso será necessário se submeter ao processo seletivo executado pelo Senai. O gerente operacional da unidade de Balsas, ainda comentou que os egressos do curso técnico em “Produção de Açúcar e Álcool” deverão ser todos absorvidos pelo mercado de trabalho regional.
“Há vaga para todos no mercado e os alunos sairão daqui já empregados. E o mercado não se restringe ao Maranhão, porque como temos a única microdestilaria e o único curso do tipo do Meio Norte, as empresas que atuam nos cinco estados desta região também deverão aproveitar os egressos para seus quadros”, finalizou Wellington Cunha de Souza.  

Ernesto Batista e Nina Mochel
Jornalistas

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.