DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: SEMANA DE AGENDA CHEIA

A comunidade das instituições que atuam na área dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA) de Açailândia-MA., tem uma semana de agenda carregada.
Na manhã desta terça-feira,19/06, a partir das 0830 horas, na sede do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro, reúne-se o “Grupo de Monitoramento” do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na pauta, planejamento de campanha contra o trabalho infantil (relacionado à exploração sexual de Crianças e Adolescentes, uma das piores formas de trabalho infantil, segundo a OIT/Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil faz parte) e para as atividades do segundo semestre 2012. 
Ainda na terça-feira, as 1400 horas, reúnem-se titulares das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, com a Diretoria e a Comissão Permanente de Política de Atendimento, do COMUCAA. O assunto a ser discutido e deliberado trata de politica municipal de atendimento socioeducativo e a implantação das “Práticas e Justiça Juvenil Restaurativas”, com compromissos assumidos com prazos de 15 de julho, 30 de julho a 02 de agosto e 26 de novembro de 2012.
E as 1600 horas, reúne-se a Comissão Mista do OCA/Orçamento Criança e Adolescente, com outros dez (10) Conselhos Municipais, para finalizar estudo sobre o projeto de lei da LDO/Lei d Diretrizes Orçamentárias para 2013, proposta pelo Prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos à Câmara de Vereadores, que deverá votá-lo até o final do mês de junho. 
Na quarta-feira pela manhã, 20/06, 0830 horas, acontece a Assembléia do COMUCAA referente a este mês de junho, que foi transferida do dia 13/06. Vários itens na pauta de discussão e deliberação: andamento dos projetos FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência 2012; organização do 2º  Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado; situações junto à Rede Maranhense de Justiça Juvenil; repasse da 9ª Conferência Estadual DCA; prestação de contas do FIA/COMUCAA maio 2012, entre outros. 
Na quinta-feira, 21/06, pela manhã, reunião da Articulação Municipal do Selo UNICEF Município Aprovado e Comitê Municipal Pró-Selo, preparativos finais para a realização do 2º Fórum Comunitário. A tarde, as 1500 horas, reunião da Diretoria  da Comissão Permanente de Política de Atendimento   do COMUCAA, com alguns Conselhos, Secretarias e instituições não-governamentais, para tratar de Política Pública de auxilio e tratamento de Crianças e Adolescentes usuários ou dependentes de álcool ou drogas. 
 E  na tarde da quinta-feira, ás 1730 horas, na sede da AMA/Associação de Moradores de Açailândia, Quadra 99, Lote 245, Vila Ildemar, encontro de Adolescentes Protagonistas ( Conselheira e Conselheiro, Delegada e Delegado à Conferência Estadual DCA, Comissão Juvenil do Fórum DCA, participantes do PESS/Programa de Ações de Educação Sexual e Promoção da Saúde e do Programa Novas Alianças). Na pauta, a participação da representação Adolescente no 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia. 
Paralelamente a estas reuniões e encontros, a área DCA procede na realização da 4ª etapa do PESS/ Vila Ildemar, dias 22 e 23, e Assentamento João do Vale, dias 24 e 25 de junho. E na organização do “2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado”, previsto para a amanhã dia próximo dia 28, no Zepellin Eventos, e da terceira etapa do Programa Novas Alianças, de Formação Continuada do SGD/Sistema de Garantia de Direitos, prevista para dia 06 de julho.
Eduardo Hirata

  



Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.