CEDCA-MA discute Plano Decenal Estadual

Os integrantes do ”Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (CEDCA-MA)”,  se reuniram na manhã desta quarta-feira, dia 24, para discutir a criação do  “Plano Decenal Estadual de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. 
A reunião contou com a presença do consultor do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, Benedito Rodrigues dos Santos, que falou sobre as linhas de ação do Plano Decenal Nacional.
Participaram ainda as conselheiras Ana Lúcia Muniz Costa (SEPLAN-Secretaria de Estado de Planejamento), Rosangela Mota Miranda (GACC/Grupo de Apoio a Comunidades carentes-MA), Anailde Serra (FUNAC- Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente do Maranhão)- vice-presidente que conduziu a reunião com a presidente Maria da Conceição Ribeiro( CDMP/Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini) em viagem para Brasília-, Cláudia Neta (SEDES/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), Ceuziane Correia Barros (PLAN), Selma Iara Durans (SAPE/SEDUC-Secretaria de Estado de EDucação), Flávia Gerusa Pinho Silva (SEDIHC/Secreatria de estado de Direitos Humanos e Cidadania), Ana Amélia Silva Braga (SES/Secretaria de Estado de Saúde), Karina Martins e Silva (BEMFAM), Maristela Sena dos Santos (MATRACA), Quésia Barros Madeiro (PAMEN/Pastoral do Menor), Elisangela Correia Cardoso (PAMEN), e o conselheiro Eduardo Hirata(CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, de Açailândia).
O Plano Nacional define objetivos estratégicos priorizados na Política Nacional para a implementação das duas diretrizes: a promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente e a universalização do acesso a políticas públicas de qualidade que garantam esses direitos.
Os conselheiros vão se reunir em assembleia extraordinária, no dia 10 de maio, para deliberar uma resolução com a indicação de um Grupo de Trabalho (GT), que discutirá a elaboração do Plano Decenal Estadual.
 E, no dia 24 de maio, haverá plenária com as instituições convidadas da sociedade civil e do poder público para compor o GT.
A vice-presidente Anailde Serra informou sobre a “Capacitação Nacional para Conselheiros de Direitos de Crianças e Adolescentes – Implementação dos Planos Estaduais de Convivência Familiar e Comunitária/PCFC”, promovido pelo CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sob execução do “Instituto Berço da Cidadania” .
A “Capacitação...” é destinada a 108- cento e oito- conselheiros(as) estaduais – sendo 04- quatro por Estado-, paritariamente ( 2 da sociedade civil, 2 do governo estadual). E representa a união de todo o Brasil em torno do propósito de assegurar a vida em família para todas nossas Crianças e Adolescentes.
A “Capacitação...” constará de três etapas, sendo duas presenciais, de uma semana cada, em regime de imersão, a primeira de 03 a 07 de junho próximo, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília-DF, e a segunda em março de 2014.
No intervalo entre as duas semanas presenciais, um módulo de capacitação on-line, na modalidade ensino a distãncia.
A “Capacitação ...” terá carga horária total de 100- cem- horas.
O CEDCA-MA definiu a representação da sociedade civil para a “Capacitação...”, sendo Maria Ribeiro da Conceição/CDMP e Eduardo Hirata/CDVDH-CB, enquanto a representação governamental estadual definiria no transorrer desta semana, sendo preferencialmente para representações da SEDIHC e SEDES.
A Conselheira Quésia Barros Madeiro, da PAMEN, informou sobre assuntos das “Rede  Primeira Infância e Rede Cegonha”, tratando do atendimento à saúde de crianças e adolescentes na faixa etária de 10- dez- a 14 anos.   
 (Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia, com base em nota de Maristela, da MATRACA/Agência de Notícias da Infãncia, São Luís-MA, 24/04/2013)
Enviado Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.