DESCASO E OMISSÃO GOVERNAMENTAL COM A EDUCAÇÃO E A SAÚDE NO CAMPO AÇAILANDENSE

No início da semana, estive no campo açailandense, região do Novo Oriente (Assentamentos João do Vale, Planalto I e Novo Oriente). E é revoltante constatar o descaso do governo (estadual e municipal) com a educação de Crianças e Adolescentes, jovens e adultos. Por exemplo, não está tendo o ensino médio (ano passado tinha, no Assentamento Novo Oriente, atendendo  toda região). Dezenas de adolescentes e jovens estão por lá, sem estudar, como Cristina, Gabriela, Brendon, Francisco, do Assentamento João do Vale. Poucos(as) vieram para a cidade, para cursar a primeira série (Cristiane, Rayla e Gessiel, do Novo Oriente) ou com muito sacrifício, continuar na segunda série (Daniela, Tauna, do João do Vale). 
É uma vergonha constatar que em pleno ano 2013, por falta de salas de aula, tenha-se três turmas de anos diferentes, estudando em um única sala, e que uma turma de oitavo ano não tenha ainda tido uma única aula de matemática. Que em escola recém-inaugurada, turmas tenham que estudar no pátio da escola, por falta de local “apropriado”. E que as carteiras, todas sem exceção, sejam “velhas” e um atentado à saúde física de Crianças e Adolescentes.
Quer dizer, que  adianta a pintura novinha por fora, se por dentro a escola não oferece condições dignas aos(as) estudantes e professores(as)? No Assentamento Novo Oriente, a escola municipal permanece no  mesmo local, ao lado da duplicada estrada de ferro, e  “... com os trens em uma só linha, já é complicado, um estrago, imagine com o movimento em duas linhas... por aqui, trepida tudo, a escola balança, sacode, a aula tem que parar  ninguém aguenta o barulho. Pior para os moradores,  é trem dia e noite...”, me diz um pai de estudantes. “Prefeitura, Vale,  prometeram tirar a escola daqui... Prometeram como sem falta, para faltar como sem dúvida”, concluiu.
(Fotos; Crianças merendam no chão, por falta de mesas; adolescentes,por falta de salas, estudam no posto de saúde, que tem algum material mas não funciona..., escola recém-inaugurada inacabada...)
(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.