Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia

·        “VII ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOLESCENTES PROTAGONISTAS DE AÇAILÂNDIA-MA” 
Com o tema : “Abuso e exploração é crime, não se cale! De um basta...”, a Comissão Juvenil do Fórum DCA/Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia realiza neste próximo sábado, 11/05/2013, no CRAI/Centro de Referência e Atendimento ao Idoso (Recanto dos Idosos) – Jardim de Alah, próximo ao Santa Maria Hotel, o  “VII ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOLESCENTES PROTAGONISTAS DE AÇAILÂNDIA-MA”. 
Atualmente, a Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia encontra-se com a AMA/Associação de Moradores de Açailândia, entidade escolhida para coordenar as atividades e desenvolvimento do “protagonismo infanto-juvenil”, entre elas a participação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA e em diversos outros espaços de debates, proposições, monitoramento e avaliação de políticas públicas. 
As atividades da Comissão Juvenil são financiadas pelo FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, vinculado ao COMUCAA. 
Deverão participar do “VII Encontro...” cerca de uma centena de adolescentes, da cidade e do campo, representantes de entidades comunitárias, programas públicos, e de escolas. 
O tema do “VII Encontro...” será desenvolvido em parceria com o “Projeto Fortalecer”, do Centro de Defesa Padre Marcos Passerini, de São Luís, e com o “Projeto Protagonismo em Comunicação”, da Rádio ARCA FM Comunitária, este também financiado pelo FIA. 
·         COMUCAA TRANSFERE ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DE MAIO
Prevista para a manhã de 08 de maio de 2013, a assembléia ordinária do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA,  foi transferida, para data a ser confirmada. 
Conforme a Conselheira Secretária Maria Cristina da Conceição, a sede do COMUCAA, prédio alugado na Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro, proximidades do Armazem Paraíba, Loja Centro e Supermercado Mateus, está passando por melhorias em todas as dependências, e pintura, daí a razão da transferência da assembléia.
O COMUCAA atualmente está envolvido no planejamento e condução do processo de escolha dos(as) conselheiros(as) tutelares para o mandato extraordinário de 06 de junho de 2013 a 09 de janeiro de 2016, e os(as) eleitos(as) no dia 21 de abril passado encontram-se no etapa do “Estágio/Transição”, desde a segunda-feira, 06/05, e na “Semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontecerá semana que vem, entre a segunda-feira, 13, e a sexta-feira, 17.
O COMUCAA também acompanha e fiscaliza os seis (06) projetos em desenvolvimento por cinco entidades comunitárias, financiadas pelo FIA.
No entanto, há várias atividades que carecem de ativação, como a formação continuada, o monitoramento da implementação do Plano Municipal da Convivência Familiar e Comunitária (PCFC), o monitoramento e a implementação do Plano de Erradicação do Trabalho Infantil, a participação de Açailândia na Rede Maranhense de Justiça Juvenil, a implantação do SIMASE/Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo, o OCA/Orçamento Criança e Adolescente, etc.
Por Eduardo Hirata

Um comentário

  1. FALA AÍ CARLOS CRISTIANO, BLZ? CARA GOSTEI MUITO DO TEU BLOG, VOU VISITAR MAIS VEZES P/ PODER TER NOTICIAS DA MINHA CIDADE AÇAILÂNDIA, VC TÁ DE PARABENS MSM, GRANDES POSTAGENS, GRANDES VISÕES, E ADOREI VER POSTAGENS SOBRE A IGREJA TMB, DIRETAMENTE DO RJ TEU AMIGO DORACI TEIXEIRA!! TÔ LONGE DA CIDADE, MAS A MINHA ORIGEM, NUNCA ESQUECEREI!!


    ABRAÇÃOOOO

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.