Começa a propaganda eleitoral gratuita no


O horário eleitoral gratuito será exibido no rádio e na televisão até o dia 30 de setembro.


BRASÍLIA - A propaganda eleitoral gratuita começou a ser exibida em rede nacional de rádio e televisão nesta terça-feira (17). O programa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi o primeiro a ir ao ar na estreia do horário eleitoral em 2010. Serra terá pouco mais de sete minutos de propaganda.


O programa de Dilma Rousseff (PT) foi o quinto a ser exibido. A petista tem o maior tempo entre os concorrentes ao cargo (10 minutos e 38 segundos). O programa de Marina Silva será o penúltimo a ser veiculado. Ela tem 1 minuto e 23 segundos de tempo no rádio e na TV. Os três candidatos são os mais bem colocados nas pesquisas de opinião.


O horário eleitoral gratuito será exibido no rádio e na televisão até o dia 30 de setembro, em três blocos, de manhã, de tarde e de noite. Com exceção da propaganda de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que terá pouco mais de um minuto, os programas dos demais candidatos à Presidência terão 55 segundos.


Os programas dos candidatos ao Palácio do Planalto terão 25 minutos de duração e serão veiculados às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25, no rádio, e de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55, na televisão. Em seguida, serão exibidos os programas dos concorrentes ao cargo de deputado federal, que terão ao todo 25 minutos.
Os candidatos a governador terão as propagandas exibidas nas segundas, quartas e sextas-feiras em um bloco de 18 minutos, seguido dos programas de deputado estadual e distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).


Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários – seis para cada cargo – divididos em inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.


Por lei, os programas também são obrigados a utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legendas. Além disso, os candidatos não podem usar o espaço para fazer propaganda comercial ou recursos de áudio ou vídeo que, de alguma forma, ridicularizem candidato, partido político ou coligação. Quem desrespeitar a regra pode ser condenado a perder tempo equivalente ao dobro do usado de forma irregular.


Segundo turno


Em caso de segundo turno, em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita será dividida em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos. Os programas dos candidatos começarão a ser exibidos a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno.

G1

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.