Pesquisa de consultoria mostra o modelo ideal de currículo


Objetividade e capacidade de síntese são apontadas como essenciais. Documento deve ter duas páginas.

SÃO PAULO - A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, divulgou o resultado da 5ª edição da sua pesquisa de layout de currículo, que é realizada a cada três anos desde 2001.

Ao todo, 76 profissionais entre proprietários, diretores, consultores e parceiros responderam ao questionário com 26 perguntas, que avaliaram os itens de maior relevância na produção do currículo.

No levantamento, os principais itens destacados foram objetividade, capacidade de síntese e priorização das informações.

De acordo com a pesquisa, realizada entre maio e junho de 2010, o mais recomendado é que o documento tenha duas páginas.

Na elaboração de um currículo, 79% dos avaliadores disseram que o documento deve conter o resumo de qualificações e descrição dos cargos.

No espaço destinado ao objetivo, o profissional deve apresentar tanto o cargo quanto a área de atuação que ele almeja.

Cursos

Na opinião de 85,3% dos entrevistados, na primeira página, o profissional deve citar a formação acadêmica, especialmente os cursos de graduação e especializações. Podem ser citados ainda cursos não concluídos, mas cursados por um período de tempo superior à metade da grade curricular.

Os cursos complementares também devem ser citados, pois é um indicativo de que a pessoa é interessada no autodesenvolvimento.

Os consultores da Right ressaltam, entretanto, que o profissional deve ficar atento à pertinência da informação. Entretanto, os cursos mais recentes realizados nos últimos quatro anos podem ser citados.

Segundo 54,9% dos consultores entrevistados, informações como data de nascimento e estado civil têm grande grau de importância, assim como destacar as realizações e resultados expressivos.

Tópicos
Para 80% dos avaliadores, o texto dividido em itens é o formato ideal da redação de um currículo.

Para a consultora sênior de transição de carreira da Right Management , Telma Guido, o profissional deve optar em escrever o texto em formato de tópicos. “O especialista em avaliação de currículo tem que ficar estimulado em ler a informação escrita no documento. O texto em tópicos, além de ser mais prático para o leitor, possibilita a chamada análise dos 30 segundos, que é o primeiro contato do avaliador com o currículo”, diz Telma.

“Neste momento é preciso encontrar as informações relevantes à vaga e compreender quem é o candidato”, afirma. Segundo ela, somente num segundo momento será feita a leitura com mais atenção.

De acordo com Telma, realizações e resultados também devem ser mencionados no currículo, mas o profissional deve ficar atento à conjunção verbal a ser usada na escrita do documento. “O correto é utilizar o verbo substantivado, por exemplo, “desenvolvimento de algo ou implantação de algo” e não “eu desenvolvi ou eu implantei”, aconselha.

Outros itens apontados na pesquisa da Right
73% preferem a apresentação do idioma por nível(fluente/avançado/intermediário/básico);
96% disseram que a ordem para apresentação do histórico e experiência profissional devem ser apresentadas do último para o primeiro emprego;

96% preferem que as datas de admissão e de desligamento devem ser mencionadas por mês e ano;
56% apontam que a melhor forma de apresentar a experiência profissional é por descrição tanto dos cargos como das qualificações;
69% divulgaram que somente as viagens internacionais com propósito de trabalho devem ser mencionadas no histórico profissional.

G1

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