IBOPE divulga pesquisas no PI, PB e DF para o 2º turno

Os eleitores de oito Estados e mais do Distrito Federal irão voltar às urnas no dia 31 de outubro para votar não só no seu candidato a Presidência da República, mas também estarão decidindo os seus respectivos governadores para os próximos quatro anos.

O Ibope divulgou as primeiras pesquisas da corrida governamental para o 2º turno em dois Estados – Paraíba e Piauí, e do Distrito Federal. Além disso, o blog divulga uma pesquisa para o 2º turno de Rondônia. Os outros quatros Estados – Alagoas, Amapá, Goiás e Pará – devem ter pesquisas divulgadas no início da próxima semana.

Distrito Federal

A Pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Distrito Federal, divulgada na sexta-feira (15), mostra o petista Agnelo Queiroz (foto) com 60% das intenções de votos válidos e Weslian Roriz (PSC), com 40%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Por isso, Agnelo pode ter entre 58% e 62%, e Weslian, entre 38% e 42%. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de outubro.

Paraíba

O Ibope divulgou na sexta-feira (15) a primeira pesquisa do 2º turno para a disputa do governo da Paraíba. A pesquisa revela que Ricardo Coutinho (PSB) leva vantagem, ele aparece com 52% das intenções dos votos, enquanto o candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), figura com 40% das pretensões dos eleitores. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de outubro.

Levando em conta apenas os votos válidos Ricardo Coutinho fica com 57% das intenções e José Maranhão com 43%. O instituto ainda revelou que o número de pessoas que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 3%. Já o percentual de eleitores indecisos é de 5%.

O primeiro turno das eleições foi marcado por erros de todos os institutos de pesquisa. O Ibope, na pesquisa boca de urna, chegou a declarar que José Maranhão seria reeleito com 53% dos votos, fato que não se concretizou. Ricardo Coutinho acabou saindo vitorioso do primeiro turno das eleições.

Piauí

A Pesquisa Ibope sobre intenção de voto no segundo turno da eleição para o governo do Piauí aponta Wilson Martins (PSB) com 56% dos votos válidos, contra 44% de Sílvio Mendes (PSDB). O Ibope ouviu 812 eleitores de 12 a 14 de outubro, em 45 municípios do Piauí.

O governador Wilson Martins (foto), que tenta a reeleição, é apoiado pela candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT). Já o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes tem o apoio do candidato tucano José Serra.

Rondônia

A 1ª Pesquisa do segundo turno foi realizada pelo instituto Phoenix, apesar de não conheceremos bem o citado instituto estamos divulgando os números da pesquisa, pois a mesma está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

A pesquisa foi realizada no período de 05 a 08 de outubro de 2010, por meio de 973 entrevistas. Em termos globais a pesquisa mostra que, se a eleição fosse hoje o candidato do PMDB, Confúcio Moura, seria eleito com 50,85 dos votos válidos contra 32,1% de João Cahúlla (PPS) que é candidato a reeleição, mas, é importante ressaltar que o número de indecisos ainda é muito elevado alcançando 13,8%.

Outros Estados

Em Goiás, os candidatos ao governo são: Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB). No 1º turno Perillo teve 46% dos votos válidos, contra 36% de Rezende.

No Pará, a disputa será entre o ex-governador Simão Jatene (PSDB) e a governadora Ana Júlia Carepa (PT). No 1º turno Jatene teve 48,99% dos votos válidos, enquanto que Ana Júlia teve 35,99% dos votos.

Em Roraima, a eleição para governador será decidida entre o ex-governador José de Anchieta Júnior (PSDB) e Neudo Campos (PP). Neudo venceu o 1º turno com 47,81% e Anchieta, que tenta a reeleição, teve 44,74% %.

No Amapá, a disputa será acirradíssima, Lucas Barreto (PTB) e Camilo Capiberibe (PSB) disputam o 2º turno. O candidato do PTB teve 96.165 votos (28,93%), enquanto o adversário obteve 95.328 votos (28,68%) no 1º turno.

Em Alagoas, a briga está entre Teotônio Vilela (PSDB), que conseguiu 39,58% dos votos válidos no 1º turno e Ronaldo Lessa (PDT) que, em disputa acirrada com Fernando Collor, obteve 29,16% da preferência dos eleitores.

Blog do Jorge Aragão

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.