Dia de Combate à Aids é marcado com campanhas de informação

Até sexta, profissionais estarão engajados na distribuição de folders e preservativos.
SÃO LUÍS - Estudos apontam que o número pessoas contaminadas pelo vírus HIV tem aumentado no Maranhão. Em Imperatriz, são quase 700 novos casos por ano. O medo de se mostrar é de sofrer com o preconceito. O jovem de 23 anos que prefere não se identificar descobriu há três que é portador do HIV, o vírus da Aids. De lá pra cá, faz acompanhamento médico todo mês para a doença não evoluir. Mas reconhece: não é nada fácil aceitar a realidade.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, dos cinco mil casos de Aids registrados até outubro deste ano no Estado, 632 estão em Imperatriz. Uma realidade que preocupa e ao mesmo tempo deixa as autoridades em alerta. Estudos apontam, ainda, que a cada ano são registrados, em média, 191 novos casos de Aids no Maranhão. De 1985, quando surgiram os primeiros registros da doença, até hoje, já são cinco mil casos notificados.
O pior e mais grave é que ainda existem aqueles que têm a doença, mas nem sabem disso. Para reduzir os números a Secretaria de Saúde do município vai criar o programa do Ministério da Saúde que tem como alvo os jovens de 19 a 24 anos. É que de acordo com pesquisas comportamentais é nessa faixa etária que a doença está se disseminando. E são as mulheres as mais infectadas.
Em Santa Inês, saber os riscos de contaminação da Aids é a forma usada para alertar as pessoas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O alvo da campanha são os jovens de 14 a 18 anos. Já na região dos Cocais, no Dia de Combate à Aids, uma realidade preocupante. É que em Codó, muita gente desconhece as formas de transmissão do vírus HIV. Existem várias dúvidas na cidade. Muitas pessoas que têm medo de compartilhar pratos, talheres ou copos com portadores do vírus.
Hoje, pela manhã, o CTA de Codó vai realizar palestras e distribuir panfletos na praça Palmério Cantanhede, no bairro São Sebastião.
Campanha
Em São Luís, o programa municipal de DST/HIV/Aids lança, hoje (1º), o segundo boletim epidemiológico de DST/Aids de São Luís. O lançamento vai se às 9h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Maranhão, no Renascença II.
Até sexta-feira (3), profissionais de saúde estarão engajados na distribuição de folders e preservativos, ministram oficinas e palestras sobre prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e Aids para tirar dúvidas da população sobre o assunto. Hoje, a ação vai ser no Terminal de Integração do Cohatrac, a partir das 8h, e na praça Nauro Machado, a partir das 17h. Amanhã (2), é a vez do Terminal de Integração do São Cristóvão e na sexta-feira, do Terminal de Integração da BR-135.
Imirante, com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.