Chuva deixa mais de 21 mil fora de casa e 10 mortos no Sul

Há mais de 10 mil sem moradia em Santa Catarina, diz Defesa Civil.Houve 8 mortes em São Lourenço do Sul (RS) e duas em Antonina (PR).

Balanço atualizado dos órgãos de Defesa Civil dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná apontam que há pelo menos 21.421 pessoas desalojados e desabrigadas pelas chuvas na região Sul do país neste domingo (13). O maior número está em Santa Catarina: são 10,6 mil. No Paraná, segundo informações oficiais, outros 8.380 pessoas estão em abrigos ou em moradias temporárias em 13 cidades, enquanto que no Rio Grande do Sul são mais 2.400 pessoas fora de casa em quatro municípios.
No total,  607,3 mil pessoas foram atingidas e prejudicadas de alguma forma pelas fortes chuvas na última semana. Há dez mortes confirmadas: oito no município gaúcho de São Lourenço do Sul e duas em Antonina, no Paraná. Em Morretes (PR), há duas pessoas desaparecidas.

No Rio Grande do Sul, o número de prejudicados pela enxurrada soma mais de 60 mil em 54 cidades, informou a Defesa Civil. Outras três cidades decretaram situação de emergência por causa de granizo, duas por vendaval e uma, por enchente, diz o órgão.

A cidade mais atingida é São Lourenço do Sul, com 15 mil pessoas afetadas de alguma forma pelas chuvas e 2 mil desalojadas e outras 350 desabrigadas. A situação também é crítica em Rio Grande, onde 41.846 moradores foram prejudicados pela chuva, informou o operador da Defesa Civil do Estado. Neste município, há 6 desabrigados e 198 deslocadas. Além disso, 12.134 residências ficaram danificadas.

Outras cidades atingidas pelo vento e pelo temporal no Rio Grande do Sul são Arroio do Padre e São Francisco de Paula, na região serrana, que enviou notificação preliminar de desastre para a Defesa Civil. Segundo a Defesa Civil, 350 pessoas foram afetadas de alguma forma e 115 residências ficaram danificadas.

O estado com maior número de atingidos pelas chuvas no Sul é Santa Catarina: 522,9 mil em 13 cidades, segundo balanço da Defesa Civil, divulgado às 13h deste domingo (13). Há 420 desabrigados e pelo menos 10.671 desalojados. As cidades que registraram esses números são Pomerode, Corupá, Ilhota, Joinville, Indaial, Schroeder, Rio dos Cedros, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque, Palhoça, Camboriu e Guabiruba 

No Paraná, onde as chuvas interromperam rodovias e derrubaram pontes, deixando várias cidades isoladas, o número de pessoas prejudicadas pela chuva baixou para 23.728 neste domingo. O número de casas danificadas também baixou, de 6.588 para 2.655 de acordo com as últimas informações.

Conforme o subtenente Cláudio, da Defesa Civil do Estado, 65% dos desalojados do estado estão na cidade de Marretes, a cidade mais atingida pela enxurrada, e onde há dois desaparecidos.  Mais de 8.380 pessoas estão desalojadas – tiveram as casas danificadas ou destruídas e estão em casa de amigos e familiares – em 7 municípios do estado (Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranguá, Mangueirinha, Honório Serpa e São José dos Pinhais) em decorrência das intensas chuvas.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.