“SELO UNICEF”: 4º CICLO DE CAPACITAÇÃO EM PORTO FRANCO

O município de Açailândia participou do “4º Ciclo de Capacitação do Programa Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia”, realizado na cidade de Porto Franco, na Secretaria Municipal de Assistência Social, nos dias 12 e 13 de abril últimos.

Açailândia contou com a comitiva formada pela adolescente protagonista, da Comissão Juvenil do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e  do Comitê Municipal Pró-Selo, Érica; as representantes do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Conselheira  Zilda Marques dos Santos e a assessora Andreya;  e as representantes da Secretaria Municipal de Educação, as professoras Karla e Márcia.
No encontro de Porto Franco, que reuniu dezenas de municípios do sul maranhense, participantes do “Selo UNICEF”, foram estudados e discutidos os “Temas de Participação Social”:
1. Mudanças Climáticas e Impactos na Vida de Crianças e Adolescentes, que poderá ser desenvolvido conforme a realidade de cada município, e aproveitando, adaptando e melhorando o que já vem sendo realizado pelas escolas;
 2. Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnicarracial, em que se propôs levantamento no município, peça de comunicação para divulgação e álbum da cultura e da identidade afro-brasileira e indígena;
3. Esporte e Cidadania, com os municípios participantes propondo levantamento da realidade, realização de audiência pública, realização de circuitos de esporte e cidadania e mobilização através de peças de divulgação.
Todos os temas serão trabalhados pelas escolas, envolvendo, é claro,  a comunidade local, tendo que contemplar pelo menos 10% da matrícula total do município, e as áreas urbana e rural.
Também se definiu no encontro que os municípios integrantes do “Selo UNICEF” terão que refazer seus planos de ação.
Conforme a Articuladora local do “Selo UNICEF”, Lucinete Freitas de Aguiar, os próximos passos em Açailândia serão um encontro do Comitê Municipal Pró-Selo, para repasse da capacitação de Porto Franco, e uma reunião com as escolas, dando sequência ao desenvolvimento das atividades dos “Temas de Participação Social”.
(Com informações de Andreya Carvalho, da assessoria do COMUCAA)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.