AUMENTA O DESEMPREGO ENTRE ADOLESCENTES E JOVENS

Embora a taxa de desemprego registrada no mês de abril tenha chegado a 6,4%, o menor patamar para o mês desde 2002, os dados não são nada animadores para adolescentes e  jovens.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a desocupação entre as pessoas de 15 a 24 anos passou de 14,4% para 15%, mais que o dobro da média nacional.
Os números revelam uma contradição do mercado de trabalho: se, por um lado, sobram vagas nas empresas, por outro, não há pessoas qualificadas para preenchê-las.
Na visão de especialistas sobre o assunto, a maior barreira para os jovens é justamente a falta de preparo.
"Eles querem entrar nas empresas, mas não têm a qualificação específica", constatou a analista do IBGE Adriana Belinguy.
·         Meu comentário:
Preocupante a análise do IBGE., e entre outras, ajuda a explicar as estatísticas que envolvem adolescentes e jovens na criminalidade e violência, esta recentemente divulgada, sobre estimativa de assassinatos até 2013.
Faltam oportunidades, essa é a realidade. O que se tem para oferecer aos adolescentes e jovens , por exemplo, aqui em Açailândia, é muito pouco, e centenas e centenas ficam à margem de políticas públicas e ações sociais, não conseguem emprego e descambam para o crime e a violência.
 Por Eduardo Hirata

Um comentário

  1. Interessante como um assunto leva ao outro, mas todos terminam nesse sistema vergonhoso que por fim leva o nome de Brasil. Uma vez ouvir de um professor na faculdade que no Brasil tem tudo, menos pessoas qualificadas administrando ele, ai o começo de tudo.

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.