“O NOME DO PAI”: DIREITOS E BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS E EXAMES DE DNA EM ESCOLAS

 Conforme o jornal mineiro “O Tempo”, citado pela ANDI/Agência de Notícias da Infância, nesta sexta-feira, 1º/07,a Secretaria de Estado de Saúde e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinaram, na última quarta-feira (29), um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para custear e apoiar o programa de realização de exames de DNA em escolas.
 A intenção é garantir às crianças matriculadas em instituições públicas o direito de conhecerem a identidade dos pais.
 Somente em Belo Horizonte, capital do estado, estima-se que 43,7 mil alunos não tenham o nome do pai em seus documentos.
 Os exames serão realizados quando solicitados em ações judiciais amparadas pela Assistência Judiciária.
"Essa é uma agenda do setor de saúde que visa proporcionar não só os direitos estabelecidos constitucionalmente, mas também o bem-estar das crianças", avaliou o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques.
·         Em Açailândia do Maranhão, igualmente milhares e milhares de Crianças e pessoas não têm o nome do pai em suas certidões de nascimento. Foram “registradas” pela metade, e essa situação gera muito constrangimento, fazendo sofrer muita gente.
·         Registro civil é um direito, o primeiro da cidadania, o Direito à uma Família (completa).
·         Na sexta à tardinha,por exemplo, visitei uma família, onde de três adolescentes e uma menina, da mesma mãe e de quatro pais diferentes, apenas uma “foi reconhecida” pelo pai...
·         Ano passado me lembro que uma gestora de escola municipal me colocava: “...isso é um absurdo, um desrespeito total a um direito sagrado da Criança, permitir-se que uma certidão de nascimento seja feita sem o nome do pai...”.
·         Uma ação dessas em Açailândia causaria não só “furor”, mas sobretudo uma justa e necessária “reparação” a tantas Crianças, muitas delas que sofrem até “bullying” pelo fato da falta do “nome do pai no registro...” 
Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.