Curso técnico pode ser ponte para o sucesso

Segundo o Ministério da Educação (MEC), um curso técnico tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Isso significa uma formação específica para uma rápida inserção no mercado de trabalho. Portanto, a formação técnica pode ser a solução para quem procura um emprego num curto espaço de tempo.
Claudio Silva, gerente de desenvolvimento do Senac São Paulo, vê o curso técnico como porta de entrada para a carreira. “Como todo programa de formação, o curso técnico deve ser considerado o ponto de partida no campo profissional”, diz.
 
“Ao contrário de limitar a carreira, essa modalidade de ensino abre portas e introduz a pessoa numa nova área.” O gerente do Senac explica também que, a partir da formação técnica, cada um pode construir um itinerário profissional e complementá-lo com outros cursos: especializações, atualizações, formação no ensino superior e pós-graduação.
 
De acordo com Silva, quem tem curso técnico entra com mais facilidade no mercado de trabalho porque esse tipo de formação trabalha competências que são demandadas para uma ocupação específica: “Isso faz com que um concluinte se ajuste rapidamente às demandas da empresa na atividade para a qual foi contratado”, conta.
 Curso técnico pode ser ponte para o sucesso
Um passo de cada vez – Formado pelo Senai no curso técnico de Análises Químicas e Industriais, Victor Basso é líder de tecnologia no laboratório da Procter & Gamble, empresa de bens de consumo. Ele entrou na P&G como estagiário técnico e em menos de um ano foi efetivado.
 
Além da facilidade para entrar no mercado, o estudante optou primeiro pelo diploma técnico porque o curso no Senai era gratuito. No sétimo mês de estudo, já estava trabalhando. “Com o técnico é difícil ficar desempregado. No Brasil há falta de mão de obra técnica”, conta.
 
Na P&G, Victor chegou ao cargo mais alto em sua área e por isso, resolveu cursar Química na Faculdade Oswaldo Cruz, com formação prevista para 2012. “O técnico dá uma projeção profissional limitada. A graduação é necessária para atingir outros cargos”, diz.
 
O gerente de desenvolvimento do Senac concorda com o jovem: “o curso técnico tem foco numa capacitação específica e prepara a pessoa para competências muito bem definidas”, diz. Já o curso Superior, oferece uma compreensão mais abrangente do contexto da área de atuação, além das competências técnicas. “São formações complementares”, conclui.

Julia Viana

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.