Petista governa uma das maiores cidades do Maranhão

Antônio Erismar de Castro substitui Ildemar Gonçalves na Prefeitura de Açailândia

Fato notório e de especial singularidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) na sede da Prefeitura Municipal de Açailândia (PMA), quando uma liderança do Partido dos Trabalhadores (PT) assume o governo de uma das maiores cidades do estado. A notoriedade se dar pela liderança política de Antônio Erismar e a singularidade por se tornar ele um dos poucos prefeitos petistas do Maranhão.

A solenidade de passagem de cargo contou com a presença do deputado federal Hélio Batista dos Santos (PSD); o presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Aluísio Silva Sousa; o ex-superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) e atual deputado Estadual pelo PT, José Carlos; o ex-superintendente do Incra no Maranhão e atual presidente do diretório estadual do PT, Raimundo Monteiro; e do presidente municipal do PSDB e secretário de Articulação Política, Élson Santos.

Dessa forma, o município de Açailândia ficará sobre o governo do petista Antônio Erismar por um período de 60 dias (podendo ser postergado por mais dois meses), quando o agora prefeito licenciado, Ildemar Gonçalves, se submeterá a uma cirurgia em São Paulo (SP).

Essa passa a ser a segunda vez que o vice-prefeito assume o executivo municipal. A primeira aconteceu no início do atual mandato (2009), quando Ildemar se ausentou por problemas de saúde e Erismar assumiu por dois meses, dando prosseguimento às ações já iniciadas e desenvolvendo diversos projetos tanto na sede da cidade quanto em assentamentos, povoados e comunidades rurais.

Ao fazer uso da palavra, o presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro, ressaltou a feliz união entre o PSDB e PT em Açailândia. “O PT e PSDB tem suas divergências políticas a nível nacional, mas a união desses dois partidos em Açailândia demonstra perfeitamente que essas diferenças são deixadas de lado quando o propósito em comum é o bem da população”.

O também petista e deputado estadual, José Carlos, falou do projeto na área habitacional quem vem dedicando especial esforço, na construção de três mil casas populares. “Já iniciamos o processo para a viabilização de 3 mil casas para a população carente de Açailândia. Semelhantemente ao que já ocorria com o Ildemar Gonçalves, conhecido por sua dedicação a área habitacional do município, continuaremos com o prefeito Antônio Erismar, lutando para que em breve este benefício chegue a milhares de famílias que ainda não possui a casa própria”. 

Já o deputado Hélio Santos, se colocou a inteira disposição do novo prefeito, destacando que agora é mais do que nunca “companheiro” de Erismar, já que está no PSD, partido que dá sustentação ao governo da governadora do Maranhão Roseana Sarney e da presidenta da República Dilma Rousseff.

“Nesse período em que o agora prefeito Antônio Erismar estiver no comando de Açailândia, ele poderá contar com todo nosso apoio no Congresso Nacional, afim de buscarmos recursos e projetos para o desenvolvimento de nossa cidade e região. Também pode contar comigo por melhorias junto ao governo estadual e federal, já que agora pertenço a um partido de situação da governadora e da presidenta”, afirmou Hélio.

Ildemar relembrou aos presentes que já teve dois outros vices, Valter Maxuel e Rubens Galdino, e que necessitou em algumas ocasiões deixar o cargo, contudo, o grupo no qual pertencia, não aceitava. Com Erismar, segundo ele, o grupo é unânime em aceitar a passagem de cargo. 

“Em meu primeiro e segundo mandato, já precisei deixar o governo, mas o grupo não queria, não confiava. Com o Erismar é diferente. Ele já assumiu em outra oportunidade e não deixou a desejar. Teve toda liberdade de tomar as decisões que quisesse e conduziu muito bem o município de Açailândia”, registrou Gonçalves.

Bastante emocionado, o prefeito em exercício agradeceu a presença de todos: lideranças políticas, imprensa e companheiros de partido, mas destacou a presença de seus familiares, em especial da mãe, Maria Laismar. “Toda minha formação moral e acadêmica, devo aos meus pais, a minha família, por isso é fundamental e presença deles nesta ocasião”.

Erismar reafirmou seu compromisso com Ildemar, com o grupo e especialmente com o município. “Já participei de entidades estudantis, sindicais, religiosas e políticas, da mesma forma como me comprometi com cada uma delas para o bem da população, continuarei comprometido neste período em que eu estiver à frente do executivo municipal. Daremos prosseguimento a todos os trabalhos e iniciaremos outros, contando sempre com o apoio de todos”, concluiu.

Quem é Antônio Erismar de Castro?

Único integrante do Maranhão a fazer parte da direção nacional do Partido dos Trabalhadores – PT como membro titular, Antonio Erismar nasceu em Colinas (TO) e chegou a Açailândia nos idos anos de 1979. Filho de Sr. Antonio Vieira de Castro (in memorian), e D. Maria Laismar de Castro, tendo como irmãos: Raifran Abidimar de Castro, Raimundo Pais de Castro, Antonia Alderiza de Castro e José Aldimar de Castro, Erismar considera-se um açailandense de coração, atribuindo à cidade todos os importantes alicerces que fundamentaram sua personalidade e caráter, e ensejaram sua luta pelos movimentos sociais e seu engajamento na vida política do município.

Iniciando sua militância política e social, compondo o grupo de jovens de base da Igreja Católica, fazendo parte da Pastoral da Juventude, aonde chegou à assessoria diocesana da Diocese Imperatriz, Antonio Erismar utilizou as instituições formadoras da família, igreja, escola e a sociedade, como suas bases formadoras, dedicando o aprimoramento destas instituições, como seu ideal, como seu objetivo de trabalho, tanto profissional quanto político.

Sindicalista nato, foi ainda integrante da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Açailândia (Sintrasema), e também da Associação Rádio Comunitária de Açailândia. Exerce forte participação como membro do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Açailândia, entidades pelas quais, tem verdadeiro respeito e apreço, elevando-as como decisivas na formação da consciência política e social que têm o cidadão Antonio Erismar.

Justifica como foco de sua atuação profissional e política as áreas da agricultura e da educação, afirmando: “Uma me veio de origem e a outra de formação, sou um homem do campo, e ao me ser oportunizado o acesso à educação, tive a completa consciência que só através do estudo e do conhecimento, poderia desenvolver-me e ajudar a melhorar os índices sociais e educacionais tanto da zona urbana como rural do município.

Aliado inconteste do vice governador Washington Luís, Antonio Erismar celebra o sucesso da composição realizada pelo PT açailandense, quando junto ao PSDB, alçaram ao comando da cidade com o 2º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado do Maranhão, figurando no país inteiro como exemplo de administração transparente e austera, alternando entre os dois mandatários, Ildemar Gonçalves e Antonio Erismar, o comando do município de Açailândia.

Cézar Jr e Isaias Netto

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.