Pesquisa mostra nível de atividade da Construção Civil maior em 2011 no MA

O setor também está confiante em 2012 e projeta aumento da utilização da capacidade instalada, da aquisição de matéria prima e de contratação de mão de obra
A indústria da construção civil fechou 2011 com aumento no nível de atividade em relação ao ano anterior. De acordo com a Sondagem Indústria da Construção do Maranhão, pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e divulgada hoje, apontou que o indicador chegou a 56,3 pontos em dezembro de 2011, um aumento de 5,8 pontos em relação ao mesmo mês de 2010.
A pesquisa também mede a expectativa do empresariado do setor em relação a 2012 e o resultado indica que os industriais da construção civil estão esperando maior nível de atividade, aumento da contratação de mão de obra e na aquisição de insumos e matérias primas este ano. 
Em relação à Sondagem da Construção Civil feita em todo o país, o nível de atividade do setor teve um resultado inferior uma vez que o índice Brasil marcou 47,6 pontos, indicando redução de atividade em relação a novembro, ficando 8,7 pontos abaixo do que o medido no Maranhão. No entanto, para os próximos seis meses, a pesquisa mostrou que em todo o país a classe está otimista tanto no cenário nacional quanto no cenário local.
A Sondagem também demonstrou que no Maranhão a margem de lucro operacional, a situação financeira das empresas e o acesso ao crédito no último trimestre do ano passado foram consideradas boas pelos empresários maranhenses.
“Deve-se destacar a recuperação da atividade do setor no segundo semestre de 2011, lembrando que a região Nordeste obteve um desempenho melhor neste período ao restante do país”, comentou Marcos Itapary, assessor da Fiema e responsável pela pesquisa no estado.
“No caso do Maranhão, já se pode sentir o reflexo dos grandes investimentos que estão sendo feitos no estado. Há novas empresas do setor se instalando e que, junto com as já estabelecidas, ampliam a prestação de serviços para os empreendimentos de grandes empresas como Votorantim e MPX para citar apenas algumas”, completou o pesquisador.
No entanto, apesar dos bons resultados da pesquisa, a Sondagem aponta que ainda há importantes obstáculos a serem vencidos pelo setor: falta de mão de obra qualificada e elevada carga tributária.
A Sondagem Indústria da Construção do Maranhão é uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia é aplicada no Maranhão desde janeiro de 2010, em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento é feito por amostragem e foram ouvidas 21 empresas maranhenses.

QUADRO
Sondagem Indústria da Construção do Maranhão
A pesquisa o nível de atividade do setor e expectativa para os próximos seis meses e feita mensalmente pela Fiema

Resultado de 2011
Nível de atividade
Brasil              47,6
Maranhão        56,3
Número de empregos
Brasil              57,0
Maranhão        48,0

Projeção para 2012
Nível de atividade
Brasil              59,4
Maranhão        58,9
Número de empregos
Brasil              59,1
Maranhão        53,4
Compra de insumos e matéria prima
Brasil              58,6
Maranhão        53,5
Novos Empreendimento e Serviços
Brasil              59,1
Maranhão        61,5

OBSERVAÇÃO: O resultado maior do que 50 indica aumento do indicador, menor que 50 indica queda e igual a 50 indica estabilidade.

FONTE: SISTEMA FIEMA

Ernesto Batista e Nina Mochel
Jornalistas


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.