Fórum fomenta discussão sobre desenvolvimento de Açailândia

Evento deve reunir 300 pessoas em Açailândia. A iniciativa é do Sistema Fiema, empresários e entidades de classe da região

Açailândia - Toda a classe empresarial do sul do Maranhão reúne-se na tarde de amanhã (10) I Fórum Socioeconômico de Açailândia. O evento vai discutir pela primeira vez de forma integrada e participativa, o crescimento e desenvolvimento da cidade, principalmente no que tange a infraestrutura para abrigar indústrias de grande porte.
Açailândia faz parte da lista das cidades maranhenses escolhidas por investidores para instalação de empreendimentos. No parque industrial do município está em construção a planta da primeira aciaria do estado, a Gusa Nordeste. Já no município vizinho, Imperatriz, ergue-se a planta da Suzano Papel e Celulose.
O cenário econômico em formação em Açailândia e nas cidades da regional e os possíveis gargalos e impactos que a implantação das fábricas irão causar à região, motivou a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), empresariado e entidades de classe do sul maranhense a discutir em conjunto, o desenvolvimento econômico da cidade e a busca de soluções para entraves logísticos, de qualificação de mão de obra, legislação ambiental, com destaque ao código florestal, e de infraestrutura, necessários a qualquer cidade em expansão industrial.
O evento tem ainda a função de informar à sociedade civil organizada acerca das oportunidades de emprego e renda que esses novos negócios trazem à reboque. “O fórum também será uma ferramenta para a criação do Comitê Socioeconômico de Açailândia, formado por representantes de cada instituição organizadora – entidades de classe, Sistema Fiema, sociedade civil, poder público – que será uma ambiente permanente de debates acerca dos temas que envolvem à indústria e o desenvolvimento econômico em Açailândia e nos municípios vizinhos”, afirmou Eduardo Sousa, gestor do IEL em Imperatriz, que está a frente do evento.
O Fórum também tem por meta protocolar a entrega de uma solicitação de criação de uma lei, instituindo no calendário municipal data permanente de realização do Fórum Socioeconômico. Inscrições ainda podem ser feitas até sexta-feira (10) na sede da Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA).

Programação do I Fórum Socioeconômico de Açailândia

•      14h Abertura
•      14h10 Apresentação dos grandes investimentos atuais e previstos para o município de Açailândia e região
•      14h30 Apresentação do perfil socioeconômico do município de Açailândia (comércio, indústria e serviços)
•      15h Apresentação da infraestrutura do município de Açailândia
•      15h30 Apresentação sobre a oferta de mão-de-obra qualificada no município de Açailândia
•      16h Legislação Ambiental – Novo Código Florestal
•      16h30 Debate com representantes de instituições e empresas
•      17h Encerramento
•      18h Coffee break

Por Ernesto Batista e Nina Mochel
Jornalistas

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.