Comunidades rurais de Buriticupu (MA) participam de seminário sobre economia e sustentabilidade no campo

O evento é organizado pela Rede Justiça nos Trilhos e Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu 
“O Buriti que queremos: desenvolvimento no campo com sustentabilidade local”. Esse é o tema do seminário que será realizado nessa sexta-feira (16), das 08h00 as 16h00 no Instituto Federal do Maranhão, campus de Buriticupu.

O seminário faz parte de um projeto amplo que tem como foco principal a implementação de empreendimentos solidários em nove comunidades do município de Buriticupu. “Essas comunidades são diretamente afetadas pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), o seminário é uma forma de enfrentamento ao modelo econômico vigente e de conquista de autonomia financeira com a geração de trabalho e renda, contribuindo para a superação da fome e miséria”, afirma Pe. Dário Bossi, membro da Rede Justiça nos Trilhos.

A programação vai contar com mesas redondas, discutindo a conjuntura econômica e social da região. Serão apresentadas as alternativas econômicas criadas pelas comunidades do interior do município e debates sobre o fortalecimento da economia familiar no campo.

As discussões vão ocorrer com a presença de pesquisadores do estado do Maranhão que desenvolvem estudos sobre a temática. Os moradores das comunidades fazem parte do principal público-alvo, mas o evento é aberto para todos os interessados.

O seminário é organizado pela Rede Justiça nos Trilhos e pelo Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu. Em outros momentos as comunidades rurais do município já realizaram projetos de roça ecológica, hortas comunitárias, suinocultura e horticultura. O evento é mais uma etapa de debate e articulação política para devolver o protagonismo às comunidades.


Rede Justiça nos Trilhos

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.