Maranhão é destaque por primeira turma do Programa de Desenvolvimento Empresarial IEL/HSM

Agnaldo Pereira (1° a esq), Oísina
Piorski, Luís Carlos
Cantanhede e Patrícia Barbosa
Foto: Ascom/Fiema 
A nova abordagem de educação executiva, que alia conteúdos e serviços educacionais de alta qualidade com uma forma inovadora e conectada com a realidade, está atraindo a atenção da classe empresarial do Maranhão. Nove empresas participam da primeira turma do Programa de Desenvolvimento Empresarial, fruto da parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e HSM Educação.

“Acredito que o maior diferencial deste Programa de Capacitação é o foco na empresa, pois além das capacitações em gestão e management, são realizadas práticas empresariais e elaboração de projeto para solução de problema real das empresas participantes”, disse Oísina Piorski, gestora do Programa no IEL Maranhão, órgão ligado ao Sistema Fiema.

 Lançado também em outros estados, incluindo São Paulo, Ceará e Santa Catarina, a edição maranhense é a primeira e a única turma já iniciada e tem se tornado referência devido aos rápidos resultados apresentados pelas empresas.

Uma das formas de ensino usado no programa do Programa de Desenvolvimento Empresarial é o uso de estudos de casos para exemplificar os conteúdos estudados em cada módulo.

“Vemos casos que podemos vivenciar no dia a dia da empresa. Isso nos faz aliar a teoria e prática, experimentar novas experiências e nos permite reconhecer oportunidades, o que facilita levar os ensinamentos para dentro da empresa”, comentou Rafael Lima, da EP Engenharia. 

Outra aluna, Dulcimar Soares, do Consócio Alumar, observou que a forma com que as aulas são ministradas permite a aplicação imediata da teoria. “A medida que evoluímos no programa do curso já vamos construindo toda a prática dos conteúdos que estamos vendo, o que faz com que os resultados apareçam mais rápido”, disse Dulcimar.

O presidente do Grupo Atlântica, Luís Carlos Cantanhede, também é um dos participantes e já está aplicando as práticas do curso dentro de suas empresas. “Posso dizer que as mais recentes decisões tomadas nas empresas do Grupo seguiram as orientações dos professores e consultores do Programa”, afirmou o empresário.

Além do Grupo Atlântica, do Consórcio Alumar e da EP Engenharia, participam desta primeira turma as empresas Cristal Engenharia, Inova Ambientes, Grupo BB Mendes e o Sistema Fiema, as quais foram visitadas, na última semana, pela gestora do Programa no IEL Nacional, Patrícia Barbosa, e o coordenador nacional da HSM Educação, Agnaldo Pereira.

“O objetivo foi estreitar os laços com os empresários e obter um feedback deles, saber como o Programa está contribuindo dentro de cada empresa e identificar diretrizes de aperfeiçoamento”, complementa Oísina Piorski.

O programa iniciou em novembro do ano passado, com duração de nove meses e é desenvolvido nos seguintes módulos teóricos: orçamento e controle, liderança e gestão de pessoas, estratégia empresarial, marketing industrial, análise e viabilidade de projetos.

A próxima turma está prevista para maio. As empresas interessadas em participar devem agendar, no IEL, uma visita para apresentação do Programa de Desenvolvimento Empresarial. Os números são (98) 3212- 1828 e 3212-1836.

Fonte: Ernesto Batista
Jornalista


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.