Bumba Rugby jogará Liga Nordeste no Fecurão

Uma vitória sobre o Piauí Rugby no sábado (7) poderá classificar o time maranhense para a próxima fase da Liga Nordeste de Rugby XV por antecipação
São Luís – O segundo jogo do único time maranhense de rugby, o Bumba Rugby, na Liga Nordeste de Rugby XV, o Nordestão, será neste sábado (7), no estádio Ananias Silva, o Fecurão da Cohab. A partida será disputada á noite, a partir das 20h, contra a equipe do Piauí Rugby e a entrada é 1 quilo de alimento não perecível, exceto sal. A competição é campeonato regional que classifica uma equipe para a disputa da Copa Brasil da modalidade, organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Hoje, os “Bumba Boys” lideram a chave Norte da Liga, com cinco pontos e podem conseguir a classificação por antencipação se o time Cerense, Sertões Rubgy Clube, perder o seu jogo e os maranhenses vencerem os piauienses e conseguirem marcar o ponto extra por marcar mais de 4 trys na partida de sábado.  
A vitória dos Sertões Rugby (CE) sobre o Piauí Rugby (PI), por 18 x 10, Há cerca de três semanas pela primeira rodada do torneio, em Teresina (PI) confirmou o primeiro time maranhense de rugby, o Bumba Rugby, na liderança do grupo Norte do “Nordestão” e abriu a possibilidade de classificação por antecipação.
 “Esta partida será um jogo chave para a nossa campanha no Nordestão”, comentou Marcos Bispo, um dos diretores da Associação Maranhense de Rugby (Amaru)e jogador do Bumba Rugby.
Além da possibilidade de classificação antecipada, o jogo contra o Piauí Rugby tem gosto de revanche. No primeiro jogo oficial do Bumba Rugby, em um amistoso justamente contra a equipe piauiense, os maranhenses foram derrotados por 19 x 5.
Há cerca de um mês, os Bumba Boys começaram um programa mais intenso de treinamento na preparação para o jogo deste sábado. O time maranhense vem ensaiando jogadas típicas do rugby - como o huck, lineout’s e scrum’s – e vem fazendo um trabalho de preparação física voltado para força, em várias praças esportivas, como o campo do Sesi Clube Araçagy, o campo da Associação do Cohajap e a concha acústica da Lagoa da Jansen.
Na estreia no Nordestão, o time maranhense derrotou os cearenses do Centuriões Rugby Clube por 31 x 0, no campo do Sesi Clube Araçagy, marcado cinco trys (que equivale ao gol no futebol) e convertendo três chutes. 
No outro jogo da primeira rodada do grupo Norte da Liga Nordeste de Rugby XV, o time cearense Sertões Rugby derrotou o Piauí Rugby por 18 x 10. A partida foi disputada em Teresina no último sábado (10). Em um jogo marcado pelo nervoso e erros nos chutes, a disputa só foi decidido com o segundo try, marcado pelo fullback cearense Ismaias. O try decisivo só saiu no último minuto de jogo.
Arbitragem
O jogo contra os piauienses terá uma novidade. Será apitado por um dos melhores árbitros da modalidade do país: Vitor Magalhães. Ele pertence aos quadros da Federação Fluminense de Rugby e é credenciado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Magalhães é apontado como uma das promessas da arbitragem nacional, atua no campeonato fluminense, no mineiro e no Torneio Cultura Inglesa de Rugby – uma das competições oficiais da CBRu – e  foi escalado para o Torneio Sul-americano de Rugby Seven “Rio 7”, que aconteceu neste final de semana.  
O time maranhense é formado por 20 atletas e como destaque pode-se citar o abertura Carlos Marvel, que hoje é o principal pontuador do torneio com dois tries marcados contra os cearenses e 10 pontos anotados.
O decano do time - scrum-half Marcelo Cintra, de 42 anos  - também pode ser citado como destaque. No primeiro jogo do Bumba Rugby no “Nordestão”, ele teve um aproveitamento de 60% nos chutes - com três acertos em cinco cobranças de penais – e marcou seis pontos na vitória sobre os Centuriões. Com isso, ele se tornou um dos principais pontuadores da competição.
O Bumba Rugby treina às segundas e sábados no campo da Associação do Cohajap. Há treinos físicos em outras praças esportivas públicas da capital. Os treinos estão abertos a quem quiser se juntar ao grupo – homens e mulheres - e para isso basta comparecer ao campo de treinamento, no horário dos treinos (19h), com calção, camiseta, meião e chuteira. Os iniciantes podem treinar por 30 dias com a equipe sem custo, mas depois é preciso filiar-se a AMARu para continuar treinando.      
“Durante a semana treinamos a noite e o trabalho está voltado para o aprendizado da tática e ensaio de jogadas. Aos sábados, treinamos a parte física, mas sem descuidar da prática tática do rugby”, observou o jogador e treinador da equipe maranhense, Juan Frota.
Hoje, o rugby é um dos esportes que mais cresce no país e segundo a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) já há 10 mil brasileiros praticando regularmente o esporte.
Quadro
Tabela do Grupo Norte do Nordestão
Time maranhense lidera o grupo Norte da Liga Nordeste de Rugby XV
Time   Pontos                        Jogos    Vitórias           Empates         Derrotas         Pontos pró    Pontos contra            Saldo
Bumba Rugby (MA)            5             1                      1                     0                       31        0         31
Sertões Rugby (CE)             4            1                       1                     0          18        10        8
Piauí Rugby (PI)                  0             1                       0                     1          10        18        -8
Centuriões Rugby (CE)       0             1                      0                      1          0          31        -31

Principais pontuadores
Jogador          Time               Tries   Chutes            Penais             Pontos marcados
Carlos Marvel           Bumba Rugby (MA)            2          0          0          10
Ismaias           Sertões Rugby (CE) 2          0          0          10
Nicolas           Sertões Rugby (CE) 0          1          2          8
Marcelo Cintra         Bumba Rugby (MA)            0          3          0          6
Marcos Bispo                        Bumba Rugby (MA)            1          0          0          5
Frase
“A próxima partida será um jogo chave para a nossa campanha no Nordestão”
Marcos Bispo, jogador e diretor da Amaru
Saiba mais...
O rugby surgiu na Inglaterra ainda no Século XIX e se desenvolveu em paralelo ao futebol. Reza a lenda que a primeira notícia de uma jogada típica do Rugby aconteceu quando um jogador do colégio de Rugby, situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire, de nome William Webb Ellis, teria pegado com as mãos durante bola de futebol e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em1823. No entanto, o primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em Andrew'sna Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia.
A crição da International Rugby Borard (IRB), órgão máximo da modalidade e equibvalente a Fifa, remonta a 1886, e hopje está sediado em Dublin, Irlanda. O priemiro torneio mundial foi disputado 1883 – o Torneio Home Nations, com a seleções da Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda – mas a primeria copa do Mundo de Rugby só veio mais século depois, em 1987, e a seleção neozelandesa, os All Blacks, vencerama disputa. A Copa do Mundo de Rugby é o terceiro evento esportivo mais visto no undo – atrás apenas da Copa do mundo de futebol e da s Olimpíadas, nesta ordem.

Segundo o historiador peulo Vereza, o rugby chega ao Brasil entre 1875 e 1888, quando Charles Muller, o mesmo que trouxe o futebol para o país, organiza o primeiro time de rugby, em São Paulo, o São Paulo Atlético Club famoso como SPAC, porém o Brasil nunca consegui se classificar para disputar uma Copa do Mundo da modalidae, mas joga a Série A do Campeonato Sul Americano, um dos mais prestigiados competições de rugby do mundo.
 Por Ernesto Batista

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.