Fiema lança projeto Indústria de Talentos

A iniciativa é uma contribuição da Fiema para dar oportunidade aos maranhenses de aproveitar as chances geradas pelos novos empreendimentos previstos até 2017
São Luís – Em qualquer análise dos cenários futuros para o Brasil, um dos principais entraves ao crescimento econômico é a escassez de mão de obra qualificada para atender a demanda gerada por novos empreendimentos ou mesmo pelo crescimento orgânico dos negócios que já estão implantados no país. Este fato é particularmente preocupante quando o assunto são os cargos destinados à profissionais de nível técnico e superior.
E no Maranhão não é diferente. Hoje, projeta-se uma demanda futura de 200 mil profissionais qualificados em todos os níveis apenas para atender os projetos de expansão industrial já anunciados para acontecer até 2017. Atenta a este cenário, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), apresentou para empresários, educadores e secretários de estado, o Projeto Indústria de Talentos.
Trata-se de uma iniciativa que pretende facilitar o diálogo entre alunos, empresas, governo e instituições de ensino no que se refere à assertividade em relação a escolha de profissões e a formação de profissionais nos mais diversos níveis, para dar oportunidade aos maranhenses de terem acesso às chances geradas pelos novos empreendimentos que estão se instalando no estado e desta forma ajudar a equalizar a demanda por profissionais qualificados e a oferta de empregos. 
“Teremos um evento dividido em dois momentos. No projeto Indústria de Talentos acontecerá a 1° Feira de Profissões para Indústria, onde as empresas e instituições de ensino maranhenses poderão mostrar aos estudantes, suas demandas e ofertas e o perfil de profissionais que serão necessários no futuro e o 6° Encontro de Estágio, com palestras voltadas para orientação pra estudantes de nível médio e superior sobre o mercado de trabalho que eles vão encontrar. É um esforço para tentar diminuir o déficit de mão de obra qualificada que há no estado hoje”, disse o superintendente do IEL, Marco Antônio Moura.
Edilson Baldez das Neves afirmou que o Projeto Indústria de Talentos reflete o planejamento estratégico do Sistema Fiema. “Ao implementarmos este projeto estamos contribuindo para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado com intuito de favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo”, afirmou o presidente da Fiema.  
O projeto Indústria de Talentos foi apresentado em um evento que reuniu representantes de empresas, como MPX, Petrobras, Alumar e Vale; de instituições de ensino, como Uniceuma e Ufma,, e os secretários de estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e de Ciências e Tecnologia, Olga Lenza.
O gerente de relacionamento com Governo da Caixa, Emílio Murad, afirmou que o projeto é bem vindo. “Uma iniciativa como esta é atual e necessária para sustentar o crescimento futuro do estado. A Fiema saí na frente com este programa ousado”, comentou.
Já o gerente administrativo da indústria de bebidas, Renosa, Chrystiano Cândido, afirmou que o projeto da Fiema agrega valor para a iniciativa privada. “Será uma oportunidade de conhecer empresas e trocar ideias sobre o mercado de trabalho. Será uma prática estruturada para tentar reduzir a defasagem que temos hoje em termos de mão de obra”, observou o executivo da engarrafadora.
O projeto Indústria de Talentos está marcado para acontecer em agosto de 2012 e tem como público prioritário estudantes do ensino médio e superior. A expectativa é atrair mais de 1 mil pessoas para o evento.     

Por Ernesto Batista 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.