Desafio Sebrae finaliza inscrições nesta sexta-feira

Até agora, mais de 3.400 universitários maranhenses já se inscreveram no jogo

Encerram amanhã, 18, as inscrições para o Desafio Sebrae 2012, o jogo que transforma universitários em empreendedores. O Maranhão já bateu a meta determinada pelo Sebrae Nacional, que era de 3.250 inscritos. A participação do público universitário maranhense já está em 3.433 e a expectativa é chegar a 4.000 inscrições até às 23h59 desta sexta-feira.

Dentre o total de inscritos no Maranhão, lideram o ranking os universitários da Faculdade São Luís, que acumula mais de 940 inscrições, e do Uniceuma, com 652. “A parceria das Instituições de Ensino Superior, principalmente as localizadas na capital maranhense, foi essencial para batermos a meta determinada pelo Sebrae Nacional antes do prazo final. O esforço, agora, é para o Maranhão inscreva 4.000 universitários no jogo”, revela a coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Maria José Lima. 

O Desafio Sebrae é um jogo que acontece em ambiente virtual e dissemina a cultura empreendedora, difundindo conceitos de competitividade e ética, propiciando a elaboração de estratégias de marketing, análise de concorrência, compras e vendas e tomadas de decisões. Tudo sobre o gerenciamento de uma empresa. A realização é do Sebrae e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coope/UFRJ), com apoio de parceiros institucionais.

Para quem já efetivou sua inscrição, a hora é de preparo.  A primeira rodada do jogo começa ainda este mês, com as premiações estaduais marcadas para o outubro e a premiação nacional, para o dia 13 de novembro.  Até a final, o jogo terá cinco fases – duas presenciais e três virtuais. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas.

Todos os integrantes das oito equipes que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coppe/UFRJ. A grande campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.

Nesta 12ª edição, os participantes terão que administrar uma empresa cuja matéria-prima rende bons negócios: frutas tropicais.  Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas do negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos.

“O jogo demanda raciocínio lógico e rápido dos integrantes da equipe na tomada de decisões que afetarão diretamente o desempenho da empresa no mercado. Por isso, orientamos para que haja a maior integração possível entre os integrantes da equipe, definição do líder e muito bom senso e calma na tomada das decisões. O jogo estimula tudo isso e muito mais, trabalhando a cultura empreendedora de maneira pedagógica, onde os jogadores podem, inclusive, colocar em prática o que aprendem na sala de aula”, aponta Maria José Lima.

Para quem não formou sua equipe, ainda há tempo: as inscrições para o Desafio Sebrae 2012 ficam abertas até sexta-feira, 18, no sitewww.desafio.sebrae.com.br, onde também estão mais informações e o regulamento do jogo.

Samme Ribeiro

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.