AÇAILÂNDIA REALIZA O "II FORUM COMUN9TÁRIO DO SELO UNICEF"‏

(Da Ata de Realização do “2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009/2012- Amazônia”, no dia 28 de junho de 2012, no Zeppelin Eventos, localizado na Rua Fortaleza – Centro.)

O “2º Fórum” teve início às 09:15 com o grupo do Professor João Bosco Gurgel cantando músicas de forró “Pé de Serra”. Logo após, a oradora-cerimonialista Leidinalva Silva, da assessoria de comunicação da Prefeitura, inicia o evento apresentando cerimonialistas
adolescentes, Warley Pereira Amaral, estudante da Escola Municipal Tânia Leite e Ellys Cardinny Pereira do Nascimento e Henrique Silva Gonçalves, ambos da Escola Municipal Aulídia Gonçalves dos Santos.

O cerimonial compos a mesa de honra, com: Orlando Pereira Monteiro (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Açailândia – COMUCAA); Lucinete Freitas de Aguiar (Articuladora Municipal do Selo Unicef Município Aprovado 2009/2012 Edição2009-2012); João Bosco Gurgel (Secretário Municipal de Educação); Josimei Martins (Controlador Geral do Município, representando o Prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos); Maria de Fátima Camelo (Vereadora); Ismael Martins de Sousa (representante do
Conselho Tutelar); Igor Araújo de Arruda (Defensor Público Estadual);
Jaqueline da Silva Brito (Comissão Juvenil do Fórum DCA); Deilson Louseiro Botão (Mediador do Selo Unicef); Domingas Valéria (representando Secretaria Municipal de Saúde); Ângela Márcia Lima , coordenadora do CREAS, representante da Secretaria Municipal de
Assistência Social.

Em seguida tivemos o Hino Nacional, pela cantora Arlene Sales seguido do Hino Municipal, pelo Grupo de Fantoche composto pelas crianças Ana Cristina Pereira da Silva, Carlos Eduardo de Jesus Silva e Letícia Sousa Leão, do Projeto “Saber Viver” da Associação dos Moradores de Açailândia – AMA.

Após as apresentações, tivemos o pronunciamento de Orlando Pereira Monteiro, abrindo oficialmente o "II Fórum Comunitário", que falou da importância do evento, lembrou algumas das ações desenvolvidas e o resultado das mesmas. Jaqueline da Silva Brito também falou das atividades que foram desenvolvidas, algumas dificuldades e do objetivo que foi alcançado, destacando a participação adolescente.

Maria de Fátima Camelo comentou sobre a contribuição que estas atividades tem para o incentivo da pratica de diversas atividades importantes como a prática do esporte e cidadania e falou ainda que a Câmara Municipal sempre estebe e está a disposição para colaborar, como agora no debate para a criação de lei de incentivo à cultura, e criação de conselhos.

Josimei Martins colocou que a prefeitura municipal também foi um dos grandes apoiadores do evento citando a importância das atividades desenvolvidas, e da importância que o Prefeito tem dado e pedido a todo secretariado para efetivar os Direitos de Crianças e Adolescentes. Disse ainda da violência que atinge as crianças, como duas tristes noticias matutinas nacionais, uma de um menino morto a facada em escola de Paragominas-PA. E que por isso, é preciso se
empenhar para garantir o futuro das crianças.

Em seguida a mesa foi desfeita e a articuladora Lucinete Freitas de Aguiar iniciou uma apresentação sobre o Selo Unicef, seu conceito e os ODM- Bbjetivos de Desenvolvimento do Milênio. Logo após, Lucinete apresentou o Comitê Municipal Pró-Selo: Márcia Maria Gomes de Sousa e Romélia Martins Marques (ambas da Secretaria Municipal de Educação), Vilma da Silva Barbosa (Secretaria Municipal de Saúde), Ismael Martins de Sousa (Conselho Tutelar), Leidenalva e Eduardo Hirata (comunicação/imprensa) e o adolescente Jose Rair da Conceição
(Comissão Juvenil), bem como a apresentação da Comissão Organizadora, composta pelos membros do Comitê mais o apoio de conselheiros e conselheiras do COMUCAA e da Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Açailândia – COMDIPE, Ana Hélia Soares.

Após este momento, foi mostrado um vídeo que retrata as atividades desenvolvidas no município ao longo dos últimos anos, no atendimento dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Dando sequencia a Coordenadora do CREAS, Sra. Ângela Márcia Lima, falou sobre algumas das ações desenvolvidas ou apoiadas, pela Secretaria de Assistência Social, como Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil; Grupo de Convivência, acesso ao esporte, dança temas
transversais, vídeos educativos, oficinas de músicas e pinturas, coral, artesanato, Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Semana do Bebê. Foi colocado também por Ângela algumas atividades
desenvolvidas pelos CRAS, como cursos de capacitação. Em seguida foi dado dez minutos para o intervalo, com um lanche.

Continuando as atividades, apreciamos a apresentação do Grupo de Dança do IFMA. Em seguida tivemos a apresentação do “Plano de Ação da Secretaria de Educação” apresentado por Carla Janes Nascimento onde mostrou o desdobramento das ações na área da Educação bem como dados quantitativos sobres alunos matriculados e outras informações.

Seguindo tivemos a apresentação das ações da Secretaria Municipal de Saúde, apresentada por Keurin Pinho, mostrando alguns dos projetos desenvolvidos pela Secretaria para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, como o “Cuidando do Futuro”, a queda nos
índices de mortalidade infantil e os cuidados com as crianças, destacando que no último ano, salvaram-se 52(cinqüenta e duas) crianças, de 62 (sessenta e duas), com sérios riscos de morrerem.

l
Em seguida, Lucinete solicita que os participantes, exceto autoridades, conselheiros, membros do Comitê e da Organização, preenchessem os questionários de avaliação e a Ficha de Inscrição que estão na pasta.

Logo após a mobilizadora Francidalva Oliveira dos Reis fala sobre o “Tema: Cultura e Identificação Racial” apresentado também pelo adolescente Kelly Jany Pereira seguindo com apresentação de poema e dança afro do “Grupo Afrojás”, da Escola Municipal Jurgleide Alves
Sampaio. A mobilizadora Deliane Santos Reis continua falando sobre o mesmo tema, encerrando com apresentação do Grupo “Tizombeira”, da Escola Aulidia Gonçalves dos Santos.

Em seguida tivemos a apresentação do “Tema: Esporte e Cidadania” apresentado pela mobilizadora Jeane Tavares Costa e a adolescente Erica Martins da Silva, com histórico referente as atividades tanto na zona urbana quanto na região do campo.

Durante as falas se apreciou as apresentações culturais de crianças e adolescentes, do Grupo de Dança da Escola Municipal Jesus de Nazaré, da Escola Municipal Antonio de Assis, do Assentamento Califórnia; um rap sobre o Selo Unicef, e o grupos de Dança e de Capoeira, todas da Escola Municipal Tânia Leite.

Logo após Maria Márcia Gomes, da Secretaria Municipal de Educação, falou sobre o valor, a importância das atividades desenvolvidas e agradeceu a todos os participantes envolvidos direta e indiretamente nas atividades apresentadas, sobretudo crianças e adolescentes.

Lucinete também fez seus agradecimentos em especial ao mediador do Selo Unicef, onde o mesmo agradeceu ao município por ter participado e se mantido até o final e parabenizou pelo esforço e atividades desenvolvidas.

Sendo o evento finalizado pelo Presidente do COMUCAA com suas considerações finais, por volta das 12 horas e 50 min.

(Comitê Municipal Pró-Selo)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.