‘Atingidos pela Vale’ decidem reforçar ações para ‘desmascarar’ mineradora

A mineradora é acusada de violar direitos trabalhistas, comunitários, ambientais e sanitários em diversas regiões brasileiras e vários países.

Desconstruir a imagem da Vale será, a partir de agora, uma das principais estratégias adotadas pelas vítimas da empresa de mineração sediada no Brasil. Tal conclusão se deu hoje (16) no III Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, realizado no bairro Santa Tereza, no Rio de Janeiro. A mineradora é acusada de violar direitos trabalhistas, comunitários, ambientais e sanitários em diversas regiões brasileiras e vários países, entre eles, Moçambique, Peru, Chile, Nova Caledônia e Canadá.

Em janeiro deste ano, a empresa foi eleita a pior do mundo em uma votação da Public Eye Awards, “premiação” existente desde 2000 e que tem o Greenpeace como um dos organizadores. De 88 mil votos, a Vale recebeu 25 mil. A mineração e os projetos extrativistas em geral vêm sendo temas de muitos debates e atividades na Cúpula dos Povos, que acontece na capital fluminense como evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 – da qual a mineradora é uma das patrocinadoras. 

Um dos diagnósticos do encontro é que as empresas que mais causam impactos sociais e ambientais estão fazendo nos últimos anos grande uso da publicidade e da chamada “filantropia estratégica”. No Brasil, por exemplo, a Vale, além dos projetos sociais apoiados por sua fundação, vêm investindo bastante em propagandas – em meios eletrônicos e impressos – que contam com artistas de renome e buscam reforçar sua conexão com o Brasil.

Além de manter o foco do enfrentamento direto – como protestos, mobilizações e ações judiciais –, o grupo pretende mostrar à sociedade “a verdadeira face da empresa”. Nesse sentido, foram sugeridas ações como a criação de um site em três ou quatro idiomas (português, espanhol e inglês, com a possibilidade de se incluir também o francês) e a produção de materiais de contrapropaganda – panfletos, folders, cartilhas, vídeos etc. Uma das prioridades é a divulgação das denúncias nas escolas, uma tentativa de contra-atacar o trabalho que a mineradora faz nessas instituições.


Igor Ojeda

11 comentários

  1. A vale onça puma em ourilandia do norte vai ficar parada 6 meses devido acidente nos dois fornos. Os trabalhadores estão com medo de demissão. Vamos ficar de olho.vamos publicar se começar a demitir seus funcionarios.

    ResponderExcluir
  2. Gestão fraudulenta da vale em Ourilandia do norte. Enquanto o presidente da Vale pede para cortar gastos a diretoria vem contratando mais funcionarios , promovendo seus gerentes e gastando o que não tem. Tá certo, esta sendo bancada por Carajás. Por incompetencia deixaram 2 fornos quebrarem e paralisar a usina. Até setembro de 2012 Onça puma vai demitir mais de 500 empregados enquanto os gerentes são transferidos e promovidos. Será que o Murilo está sabendo?

    ResponderExcluir
  3. Falta atendimento medico, moradia ,transporte e infra estrutura em Ourilandia prometido pela mineradora VALE e aínda tem gerente como Rodrigo Ribeiro foi demitido e sua quadrilha continua a saquear a Vale em Onça Puma. Comprou uma fazenda de 3 milhoes e outras coisas que adquiriu nos contratos ilicitos da vale e saiu na maior cara de pau. Onça Puma está parada e vai ficar 1 ano em reforma e seus gerentes fazendo a maior festa. Promoções e contratações continuam sem parar. Mesmo sem produzir um projeto que custou 7 bi continua a roubar dinheiro dos acionistas da vale ou melhor nosso BNDS participa com 47%. A Vale ja encolheu em 14 meses de gestão de Murilo quase 60 bilhoes. Até quando vamos assistir este abuso em Ourilandia.

    ResponderExcluir
  4. A Vale não tem um jornal ou uma ouvidoria para receber essa denuncias? è muito serio o que acabei de saber sobre Onça Puma. Trabalhei nela e realmente é um cabide de emprego. Quem trabalhou em onça puma sabia que isto estava para acontecer. Eta gerentes e supervisores inesperientes. Quando vi estagiarios operar painel, rodar turno eu pensei esta turma é louca. Felizmente não deve ter causado mortes os acidentes com os fornos. Deram muita sorte!

    ResponderExcluir
  5. Funcionarios da Vale estão indignados com a postura do presidente Murilo. Não demitiu os responsaveis pela paralização de Onça Puma e aínda promoveu e remanejou os gerentes responsaveis de Onça Puma para outras unidades. Quanto apadrinhamento e queima de dinheiro. Assim fica dificil ser a primeira do ranking das mineradoras.

    ResponderExcluir
  6. Comentarios em Blogs insinuam que acionistas da vale estão sugerindo a volta de Agnelli na direção da Vale. è certo que o mercado está desaquecido mas a gestão da Vale no ultimo ano está em declinio.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que parece nem a diretoria da vale esperava um resultado tão negativo como tem mostrado. Milhoes foram perdidos e as investigações sobre os acidentes dos fornos em Ourilandia apontaram uma serie de irregularidades que nem o seguro foi acionado.
    Uma empresa do porte da Vale que é movida a PRO´s esta mostrando para os concorrentes sua fraqueza.Pra que serve tanto controle se não há pessoas capacitadas para operar e fiscalizar seus projetos.Nos faz lembrar o que parecia uma potencia em 11 de setembro.

    ResponderExcluir
  8. Covardia o que a Vale está fazendo com seus funcionarios em Ourilandia. O pior que o Sindicato não faz nada. Empregados estão sendo demitidos e sem oportunidades de remanejamento para outras unidades como foi combinado. Houve uma verdadeira farra quando os fornos vazaram. Houve promoçoes gerenciais , remanejamentos de diretoria e largaram a bomba na mão dos funcionarios.Vamos entrar com uma ação para frear o que a Vale faz com a população de Ourilandia e Tucumã.

    ResponderExcluir
  9. Está havendo promoções e transferencias na Vale em Onça Puma onde estes inconpetentes vão assumir cargos de gestores. Estão sendo transferidos com uma serie de beneficios inclusive casa como no caso da analista de RH Helen que furou uma fila de 150 pessoas aguardando casas. Há varios outros casos que iremos divulgar meste blog. Absurdo..........

    ResponderExcluir
  10. Sugiro aos acionistas da Vale contratar o Renan Calheiros, fernando collor , jose dirceu e outros mais. Na vale eles não perderiam o mandato e seriam promovidos a gerencia e quem sabe diretores como fizeram com onça puma. rsrsrsrsrrsrsrrsrsrrs

    ResponderExcluir
  11. verdadeiros culpados por esses problemas são os GERENTES. Esse projeto onça-puma da VALE sempre teve POLITICAGEM dos gerentes que vieram de Minas Gerais, sempre buscando VANTAGENS PESSOAIS e APADRINHANDO incompetentes. Um deles foi um tal Eduardo Castro, que tem jeito de gente boa mas só pra manipular os empregados. A grande verdade é que não existe reconhecimento de mérito na VALE. Tem vários empregados paraenses que vestiram a camisa da empresa nesse projeto ficaram em segundo plano, enquanto outros AFILHADOS eram beneficiados. Profissionais do Pará e principalmente da nossa cidade Ourilândia são apenas mão de obra barata. O que o presidente da Vale vai fazer?

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.