O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Edmar Cutrim, entregou, nesta terça-feira (12), a lista com os nomes de pelo menos 2.800 gestores que tiveram suas contas desaprovadas ou consideradas irregulares nos últimos oito anos. Na prática, eles passam a ser enquadrados na chamada Lei da Ficha Limpa, sendo considerados inelegíveis para as eleições de outubro.
A lista foi apresentada à presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargadora Anildes Cruz, no início da tarde, com a presença de vários conselheiros do TCE e da Justiça Eleitoral. Segundo ela, a partir de agora, o Ministério Público vai analisar caso a caso da lista, para que possa haver ou não impugnação das candidaturas.
Em 2008, eram cerca de 1.200 gestores que estavam nessa situação. Em entrevista ao G1, o presidente do TCE lamentou o número elevado de gestores com contas irregulares ou consideradas irregulares. “Infelizmente, tivemos esse grande número de gestores que não cumpriram as exigências da Lei e não aplicaram os recursos da forma devida. Esperamos que daqui para a frente, principalmente aqueles que forem eleitos este ano, possam ter um comportamento diferente, mais transparente”, afirmou.
O presidente, também, explicou que, a partir de agora, não cabe mais recursos na Corte de Contas e que esta lista só pode ser alterada caso aconteça uma determinação judicial. "Todos estes casos já tramitaram normalmente e foram julgados. O TCE só incluirá ou excluirá algum nome se houver um posicionamento da Justiça", finalizou.
Do G1 MA
Coitados dos martanhenses até nisso tem que tá na fila prá ver. Desde cedo tento abrir e ver quem são os ilústres maranhenses e não consigo!
ResponderExcluir