“TRABALHO INFANTIL” PERSISTE NO BRASIL E EM AÇAILÂNDIA TAMBÉM

Um estudo do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, e que está sendo amplamente divulgado pela mídia nacional, alerta para a teimosa persistência do “trabalho infantil” em nosso país, o que entre outros muitos prejuízos, desrespeita o Direito de Crianças e Adolescentes à Educação e à Saúde.
São mais de seiscentas mil (600 mil) Crianças e Adolescentes, entre 05 e 14 anos de idade, nesta condição, apesar da legislação brasileira (a começar pela Constituição da República/Emenda Constitucional nº 020, enfatizada no ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 60) proíba o trabalho para brasileiros-as com menos de 16 anos de idade (... Trabalho de Criança e Adolescente é estudar e brincar...).
Para o UNICEF., o trabalho infantil é uma das causas mais significativas para o abandono (evasão) escolar. O estudo  traz uma fotografia importante dos desafios que o Brasil tem para assegurar a Educação para todas as Crianças e todos-as Adolescentes, favorecendo sua permanência na escola.
Aqui em Açailândia, não precisa ser redundante, o trabalho infantil é uma verdadeira “praga” escancarada e explícita, mas sem dúvida é causa frequente de evasão escolar, sobretudo de Adolescentes, e reflete também nos índices de abandono, negligência, maus-tratos, abuso e exploração sexual .
Isso apesar do “Bolsa-Familia” (uma das suas condicionalidades é justamente a proibição de Criança e Adolescente “trabalhar”...), PETI, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Delegacia Regional do Trabalho...
Heduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.