INSCRIÇÕES DO SELETIVO TÉCNICO DO IFMA TERMINAM NO DIA 25 DE NOVEMBRO

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulga o edital do Seletivo público unificado aos cursos da educação profissional técnica de nível médio.

As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas até o dia 25 de novembro no site do IFMA. Serão ofertadas 3.850 vagas, distribuídas em 18 campi da instituição.

A prova será aplicada no dia 13 de janeiro de 2013 e os candidatos podem escolher entre 45 cursos, que estão organizados nas modalidades integrada, subsequente e concomitante.

A seleção do IFMA vai implantar o novo sistema de cotas conforme o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. O decreto regulamenta o ingresso de alunos nas universidades e nos institutos federais.

As instituições deverão reservar 50% das vagas de seus cursos para alunos oriundos de escola pública. Dentro deste percentual também serão garantidas vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Essa reserva deverá ser proporcional ao índice dessa população em cada Estado, conforme o último censo realizado em 2010 pelo IBGE. No Maranhão, esse índice é de 77%.

Cotas no IFMA

No caso do seletivo do IFMA, 50% das vagas oferecidas em cada curso e turno serão para ampla concorrência, sendo 5% para os candidatos com deficiência. Os outros 50% das vagas serão destinados aos alunos que estudaram integralmente na rede pública.

Essa porcentagem será subdividida: metade para alunos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e a outra metade para os candidatos com renda familiar superior. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas.

Com a aplicação da nova política de cotas do MEC no IFMA em um curso como edificações, por exemplo, que possui 40 vagas, as cotas para escola pública ficariam assim: 20 vagas são para escola pública e destas 10 são para os candidatos com renda inferior a um salário mínimo e meio, sendo 8 para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas e 2 para os não autodeclarados. Essa regra vale igualmente para aqueles com renda superior a um salário mínimo e meio.

Cláudio Moraes
Departamento de Comunicação 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.