Pesquisa mapeia desastres com crianças e adolescentes

A Defesa Civil do Maranhão lista ocorrências de desastres naturais no estado e contribui com a pesquisa “Desastres e Infância” que está sendo organizado pelo Ministério da Integração Nacional, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O sub-chefe do Centro de Gestão de Risco e Desastre da Defesa Civil do Maranhão, Major Manuel Teixeira, falou que a sua equipe respondeu ao questionário enviado via e-mail pelo Ministério da Integração há mais de 15 dias. Neste documento há informações sobre trabalhos realizados durante as missões de riscos, principalmente, ocorrências de desastres como enchente, desabamentos e outros.

Além disso, no questionário havia perguntas sobre dados relacionados à redução de risco como ainda indagações sobre os procedimentos que são feitos a adolescentes e crianças nas várias etapas durante um desastre natural.

Para o major, este tipo de projeto idealizado pelo Governo Federal é de suma importância para o desenvolvimento do trabalho da Defesa Civil dos estados brasileiros, pois, no momento, todo serviço destinado a crianças e adolescente sempre é feito com o apoio de outros órgãos, inclusive, com entidades não governamentais. “Essa pesquisa vai subsidiar o nosso trabalho no futuro mais próximo, inclusive, no tocante a realizações de procedimentos corretos”.

Ele frisou que o estado é sujeito a desastres naturais, principalmente, a ocorrência de enchentes. No primeiro semestre do ano de 2009, foram 18 cidades maranhenses que decretaram situação de emergência e um total de 82.053 pessoas afetadas pela chuva.

A situação foi mais grave na região de Pedreira com 2.489 desabrigados e 1.251 desalojadas; e Trizidela do Vale havia 2.615 desabrigados e 1.583 desalojados. “Situação como essa a Defesa Civil precisa de um apoio maior para que o trabalho seja feito a contento e quando mais se for envolvendo crianças e adolescentes”, comentou.

O Imparcial

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.