Faculdade Vale do Aço em Açailândia ofertará cursos de graduação e tecnólogos

As obras da Unidade de Ensino estão em pleno andamento e o vestibular será realizado ainda neste ano

Em ritmo acelerado. Assim estão as obras de construção da mais nova unidade de ensino superior de Açailândia, a Faculdade Vale do Aço (Favale), localizada às margens da Avenida Santa Luzia, ao lado da “Lagoa do Joaquim”.

Quem passa pela rodovia e vê de longe as obras, não imagina que o novo espaço será um dos mais amplos, modernos e completos centros educacionais de Açailândia e de toda região Pré Amazônica.
A Favale ofertará de início cinco cursos com nível superior, sendo eles: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Agronegócios, Administração de Empresas e Medicina Veterinária. Também disponibilizará cursos de nível bacharelado (tecnólogos), como: Mecatrônica, Agronegócios e Petróleo e Gás.
Segundo o professor e proprietário da Faculdade, Roberto Said Mulky, a escolha dos cursos se deu por meio de pesquisas de mercado, bem como de um estudo sobre as necessidades das empresas prestadoras de serviço, indústria e comércio.

“Procuramos oferecer cursos que atendam não somente Açailândia, mas o Maranhão e o Brasil. Assim, formaremos profissionais altamente qualificados, que pela sua competência acadêmica e pela necessidade do mercado, não ficarão somente com um diploma nas mãos, mas estarão rapidamente inseridos no mercado de trabalho”, afirmou Said.

Obras
Iniciada no último dia 15 de março, as obras da Faculdade Vale do Aço contará com 3 módulos (prédios) de sala de aula, cada um com 3 andares. Cada andar será ocupado por um curso, com coordenação própria, banheiros e laboratórios.

Ao todo, serão 105 salas de aula, banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais por andar, e toda parte de acessibilidade nos prédios, laboratórios e salas. O estacionamento será amplo e todo pavimentado (bloquete) e contará com espaço para 1.500 veículos e mais duas mil motocicletas.
A conclusão dessa primeira etapa da obra está prevista para o final do ano, e depois, de acordo com Said, será realizada obras de ampliação para a implantação de novos cursos, entre eles, o de Contábeis e Pedagogia, após um ano de instalação.

Biblioteca
Outro diferencial da Favale será a biblioteca, toda climatizada, que a princípio funcionará no térreo de um dos prédios e contará com seis mil volumes voltados para todos os cursos ofertados.
Segundo explicou a bibliotecária Rafaela Rodrigues, que será responsável pelo espaço, o lugar terá salas de multimídia, com computadores de última geração (16 gigas), a fim de trabalhar com softwares de ponta voltados para os cursos de engenharia.

Também terá salas de estudo em grupo e contará com bases de dados (pesquisas atualizadas), periódicos, revistas, acesso wi-fi, e com capacidade para aproximadamente duzentas pessoas.

Em breve será iniciada a construção do prédio próprio da biblioteca, bem mais amplo, com acervo de 12 mil livros e ainda com capacidade para quatrocentos estudantes.

Roberto Said fez questão de acrescentar que a biblioteca será aberta a sociedade, onde as pessoas – alunos ou não – terão acesso aos livros, revistas e periódicos, desde que utilizados no local.

“Queremos buscar uma integração entre a instituição e a comunidade, abrindo nossas portas e realizando projetos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da região”, destacou.

Equipe Docente
Para comandar a equipe docente, a Faculdade Vale do Aço já contratou a professora Graça Damasceno, uma das mais experientes e competentes profissionais na área da educação em Açailândia.

Graça explicou que o corpo docente é prioridade na Favale, e por isso os professores em sua maioria serão formados de mestres e doutores, de alta qualificação e experiência em suas respectivas áreas de atuação.
“Estamos buscando o mais alto nível em nossa equipe de docentes. A exemplo disso temos o curso de medicina veterinária, onde todos os professores serão de mestres”, frisou Graça.

Ela ainda relatou que de início a Faculdade contará com um Centro de Pesquisa e recursos voltados para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Em sala de aula, Graça disse que os professores também contarão com equipamentos de ponta, como Lousa Eletrônica integrada à rede dos computadores dos alunos (tecnologia única em toda região).

“Não queremos apenas ter bons professores em sala de aula, mas daremos condições para que estes profissionais desenvolvam da melhor forma possível o processo de ensino/aprendizagem”, finalizou.

Cursos
Sobre os cursos superiores, Roberto Said falou da importância de cada um tanto para os alunos, quanto para o mercado de trabalho.

Administração de Negócios – Diferentemente de outros cursos da região, terá disciplinas voltadas também para a micro e pequenas empresas, pois são estas as mais numerosas e as principais na promoção de emprego e renda. Já está sendo feito também convênios com diversas empresas para a vivência profissional (Empresa Júnior).

Agronegócios - O curso não se limitará a sala de aula. Para isso, a faculdade buscará parcerias com empresas da área e produtores, para dar vivência prática ao aluno sobre técnicas de produção e comercialização.


Engenharia Civil – Said, que também é engenheiro, diz que este curso é uma necessidade da região e do país, mas que levará em consideração fatores locais. “É importante o engenheiro saber que todo projeto é específico e deve levar em consideração o terreno, tipo de material utilizado e outros fatores locais”.

Engenharia de Produção – “O setor de serviço e agricultura hoje é maior que o setor de indústria e quando a gente fala de engenharia de produção, estamos falando também em operações. Então uma loja precisa de engenharia de produção para cálculo de estoque, logística, movimentação das peças; na agricultura, que também é uma produção, você tem que saber comprar grãos, fazer o plantio e distribuição, então este é um curso muito amplo e em crescimento, mas que precisa ser bem explicado sobre suas atribuições, pois muitas pessoas têm na cabeça que este curso é simplesmente organizar uma fábrica”, disse Said.

Medicina Veterinária – Será um curso voltado também para o atendimento de outros animais e não somente cão e gato. “Temos nessa região uma grande quantidade de bovino, eqüinos, caprinos e outros. É necessário um curso que envolva esses animais”.

Informações complementares
Em outubro uma equipe do Ministério da Educação (MEC), virá a Açailândia avaliar se a Faculdade Vale do Aço tem as condições necessárias para ofertar todos os cursos. Assim serão avaliados questões de infraestrutura, corpo docente, acervo e demais fatores. “Estamos tranquilos enquanto isso. Estamos preparados em todos os quesitos que serão avaliados pelo MEC”, afirmou Roberto.


Após a avaliação, será realizado até dezembro deste ano o processo de seleção, ou seja, o vestibular, para a formação das primeiras turmas para o 1º semestre de 2014.

Cézar Jr.

Um comentário

  1. PARABÉNS...PELA INICIATIVA
    CARLITO ALVES DE SOUSA,FILÓSOFO,PÓS-GRADUADO EM DIREITO,BACHARELANDO EM DIREITO, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO COM LARGA EXPERIÊNCIA E DE NOTÓRIO SABER EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS.MINISTREI AULAS NOS CURSOS DE GARDUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO DAS SEGUINTES FACULDADES-FEST-MA,FAR-SP,SÉLVÍRIA-MS,FATESPA-PA,FACITEL EM CONVÊNIO COM OUTRAS FACULDADES...CARLITO ALVES DE SOUSA

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.