Palco Giratório em Imperatriz e Açailândia com o espetáculo “Louça Cinderella"

O Sesc promove a circulação da Cia. Gente Falante (RS) no Maranhão  de 25 a 28 de setembro
O Projeto Palco Giratório imprime uma atmosfera poética a Imperatriz e Açailândia nos dias 26 e 27, respectivamente, com o espetáculo “Louça Cinderella” da Cia. Gente Falante, do Rio Grande do Sul. Em uma adaptação da conhecida estória da Gata Borralheira, escrita no século XIX pelos Irmãos Grimm e Charles Perraut, o teatro com objetos promete envolver o público com uma apresentação interativa e reflexiva.   
O espetáculo intimista, produzido para o máximo de 50 pessoas e realizado em duas sessões em cada cidade, oferece momentos de pura delicadeza. Paulo Martins, ator-manipulador, começa a apresentação com as palavras “Ninguém está só para sempre. Valorize os momentos de encontro”. Usando uma pequena mesa como palco, ele convida a todos a entrar na fantasia do faz-de-conta ativando a memória e a ludicidade de adultos e crianças. Xícaras, bules, louças e outras porcelanas vão servindo de personagens na contação da história. Ao final, todos são servidos com chá de pêssego e deliciosos biscoitos.
 “Louça Cinderella”, com três prêmios no currículo, vai além de ser um simples conto de fadas. O texto fala de encontros entre pessoas, diferenças sociais, a importância de valorizar o conteúdo das pessoas além das aparências, das pequenas delicadezas afetivas, sintetizado na metáfora do hábito cordial britânico de oferecer o Chá das Cinco.
 Paulo explica que a ideia para o espetáculo veio a partir das memórias de sua avó, uma mulher inglesa que casou com um negro africano para sair de casa. “Eles foram morar na Bahia e por muito tempo minha avó não conseguiu demonstrar afeto aos familiares. Transformar o chá das cinco em hábito cotidiano e generoso foi a maneira que ela encontrou de se aproximar”, explicou.
A mensagem do espetáculo “Louça Cinderella” é a reflexão sobre as coisas cotidianas e um exercício em ver outras coisas através dos objetos, tocando na intimidade de cada espectador a partir de metáforas que fazem pensar, educar e sensibilizar. Um tipo de espetáculo que exige calmaria em tempos de pressa e racionalidade.
Há 22 anos, a Cia. Gente Falante pratica o teatro de objetos no Brasil. O gênero já possui tradição na Europa, tendo iniciado em meados da década de 1980, na França, a partir de trabalhos desenvolvidos pela artista Katy Deville. Ele não apresenta uma teoria definida, mas diversas visões cenográficas e teatrais.
Oficina
A Cia. Gente Falante ministra a oficina “Construção da Forma e do Movimento” nos dias 25 de setembro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Ufma em Imperatriz, e 28 de setembro, no mesmo horário, no Salão Cultural do Centro de Defesa de Açailândia. As vagas são limitadas e destinadas a estudantes e profissionais da área e também para pessoas da comunidade interessadas em aprender e vivenciar essa arte. As Inscrições acontecem no local de realização do curso um pouco antes do início da atividade.
Durante a Oficina, os participantes aprendem a preparar o corpo para a manipulação de objetos, estudam o movimento e a história do teatro de formas animadas, além da sonoridade, narrativa e função dos objetos.
Palco Giratório
O Palco Giratório integra a Rede Sesc de intercâmbio de Difusão das Artes Cênicas e possui entre os seus objetivos promover a circulação de espetáculos, realizando trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais, promovendo oficinas para profissionais iniciantes, intercâmbio com espectadores após os espetáculos e palestras de integração multidisciplinares com as programações locais. 
Programação

Imperatriz
O que: Espetáculo “Louça Cinderella, Cia. Gente Falante - Teatro de Bonecos/RS
Dia: 26/09/2014
Onde: Teatro Ferreira Gullar
Hora: 18h e 19h (Duas sessões)
Entrada gratuita! 
Açailândia
O que: Espetáculo “Louça Cinderella, Cia. Gente Falante - Teatro de Bonecos/RS
Dia: 27/092014
Onde: Salão Cultural do Centro de Defesa
Hora: 18h e 19h (Duas sessões)
Entrada gratuita!
Assessoria de Comunicação/Sesc

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.