MAIS UM VELHO POLÍTICO MARANHENSE DA CÚPULA DO SARNEY

O futuro ministro do Turismo, deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA), aparece em escutas da Polícia Federal (PF) pedindo ao empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que intercedesse em benefício de um aliado na Justiça Eleitoral. Fernando é investigado há três anos pela PF. Nas conversas interceptadas, o filho de Sarney foi procurado por Novais por manter uma relação próxima com a tia, a desembargadora Nelma Sarney, à época corregedora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. 

O pedido de Novais seria em favor do prefeito de Bacuri (MA), Washington Oliveira, que enfrentava problemas com a Justiça Eleitoral por não ter participado da convenção que escolheu o candidato do PSB à prefeitura e, em seguida, realizar uma reunião própria para ser aclamado como representante do partido para disputar o cargo. 

A conversa foi gravada no dia 14 de julho de 2008. "Como o juiz local é uma pessoa ligada à Nelma, o prefeito me pediu para falar com você pra ver se você interfere no sentido de que o prefeito, que é o Washington (Oliveira), que votou em mim, (tenha decisão) favorável a ele", diz o deputado na gravação. "Manda um fax ou e-mail com informações detalhadas para eu falar com ela", responde Fernando. O prefeito ganhou o caso com a decisão do juiz local. 

O processo seguiu ao TRE um mês depois, e Nelma Sarney foi nomeada relatora. Como estava de licença, um juiz substituto deu voto favorável ao prefeito, contrariando parecer do Ministério Público Eleitoral. Com a decisão, Washington foi reeleito prefeito de Bacuri. Procurado, Novais disse não se recordar das conversas gravadas.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.