JOÃO CAPIBERIBE, SENADOR DO AMAPÁ

Com uma história de vida que o fez muito querido e respeitado no Amapá, juntamente com sua esposa Janete, João Capiberibe – Capí, como é carinhosamente conhecido no estado, elegeu-se novamente senador. Na sua primeira eleição para o Senado, ele acabou cassado em um processo inacreditável pelo TSE. O PMDB local, comandado por José Sarney, perdeu a eleição e queria colocar em seu lugar o candidato do partido, e faz-tudo do chefe, Gilvan Borges. O processo baseou-se em depoimentos de “eleitores” que afirmavam terem os Capiberibe comprado os seus votos por R$ 26, em inacreditáveis três prestações.

João, quando governador, se notabilizou pela transparência e a austeridade, principais características de seu governo. Inevitavelmente colheu brigas e inimigos, pois não arredava um milímetro do que havia traçado para o seu governo e assim o Amapá cresceu muito e era conhecido pelo alto nível de seu sistema educacional e pelo IDH de estado desenvolvido. Entre os seus desafetos estavam o Tribunal de Justiça e o TRE.

Mesmo assim, o TRE deu razão a Capí e rejeitou o pedido de impugnação de sua candidatura feito pelo PMDB. O TSE, até o processo dos Capiberibe, não instruía processos. Fazia novo julgamento com os mesmos autos. Mas não com o casal Capiberibe. Tudo foi remontado e o script previsto foi finalmente retomado e o casal, cassado. O Supremo deu liminar a favor dos dois, mas Renan Calheiros, na presidência do Senado, declarou o mandato do senador extinto, sem defesa, como é previsto no regimento e ocorrido por várias vezes naquela Casa. Janete teve melhor sorte na Câmara, mas finalmente também foi cassada.

A Folha de São Paulo, em várias reportagens no final de 2010, mostrou que as pessoas que deram testemunhos contra o casal disseram ao jornal que nada daquilo havia acontecido e que foram ameaçadas e receberam dinheiro para depor. Pois bem, mesmo assim, esse processo totalmente viciado e desmoralizado serviu novamente para tirar o mandato de João Capiberibe e Janete, novamente eleitos senador e deputada federal pelo povo do Amapá, que inclusive elegeu também o filho do casal para governador. Os Capiberibe recorreram ao Supremo para garantir a sua posse, mas o Presidente do poder indeferiu o pedido alegando que não cabia liminar em processo inconcluso de julgamento. E, como é sabido, o Supremo não decidiu ainda esse assunto porque o governo ainda não indicou o nome que irá completar o quadro da instituição. O tribunal remanesce incompleto desde a aposentadoria de Eros Grau,  o mesmo que cassou Jackson Lago e deu o governo a Roseana Sarney em processo muito semelhante ao de Capi. Nos dois casos, Sarney ganhou muito... 

Claro, ele repetiu no Amapá o mesmo modelo de domínio que implantou no Maranhão. Domínio da mídia e influência em todos os poderes com a ajuda do governo federal. O resultado disso, refletido nos indicadores sociais do estado, como não poderia deixar de ser, é parecido também como o do Maranhão. Sistema educacional decadente, IDH de terceiro mundo, corrupção e até a pouco tempo, impunidade. Mas lá, como aqui até 2006, as coisas começam a mudar para melhor. O governador sabe que terá que ter cuidado para não sofrer o que Jackson sofreu aqui. Aliás, todo o cuidado é pouco!

Os Capiberibe merecem, por serem na verdade símbolos nessa luta pela democracia e pela liberdade, todo o nosso apoio. Alguns companheiros começam a organizar aqui uma grande manifestação de solidariedade a esse grande político do Amapá e parceiro de lutas. Vamos combinar a data e divulgá-la.

Mudando um pouco de assunto, Ricardo Baitelo, coordenador do Greenpeace no Brasil, escreveu artigo no O Globo do dia 28 de Janeiro, muito pertinente ao nosso estado, que, na contramão da busca por energia limpa, está prestes a inaugurar aqui uma usina termoelétrica a carvão, o combustível mais poluidor do mundo. E o pior: sem que traga nenhum benefício para o nosso estado. Vejamos o que escreveu Baitelo:

O ambientalista começa informando que esse tipo de usina é um monumento à geração elétrica do passado. “movida a carvão- o menos nobre e mais poluente dos combustíveis fósseis [...] este tipo de usina vai deixar um rastro de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa que ameaçam a saúde humana e a estabilidade do clima do planeta. Significa que uma única usina - responsável por pouco mais de 0,5% da energia gerada no Brasil (ele fala de CandiotaIII no Rio Grande do Sul) - contribuirá com cerca de 10% das emissões do setor elétrico.

E continua, contestando qualquer argumento em favor do aumento da segurança energética do país, dizendo que isso é uma lenda. No entanto, Baitelo diz ainda que de acordo com o cenário Revolução Energética, lançado pelo Greenpeace em Cancún, o potencial de energia eólica, de biomassa e solar poderá atender a boa parte da expansão energética brasileira prevista com o crescimento econômico nas próximas décadas. E conclui comentando que está na hora de tirar o projeto de lei de energia renovável do limbo na Câmara dos Deputados.

Mas aqui no Maranhão o projeto da termoelétrica é prioridade maior do governo Roseana, pois Eike Batista, dono do empreendimento, é grande amigo da família. E lá vai o Maranhão descendo a ladeira... O governo federal precisa com urgência, além de lutar pela aprovação da lei de energia renovável, usar o seu poder para tornar esse tipo de projeto (com altos índices de emissões carbônicas) pouco atraente para os empresários e, em contrapartida, tornando atrativos os que produzem  energia limpa.

O presidente americano Barack Obama proferiu memorável discurso do estado-nação no início da nova legislatura. Discurso de estadista, em que estabeleceu como meta que em 2035, daqui a 24 anos, 85% da energia consumida pelos americanos será limpa. Um esforço tecnológico gigantesco para o país que junto com a China são os maiores poluidores mundiais e maiores emissores de carbono. Um passo gigantesco em favor da humanidade que precisa ser seguido por todos os outros países.

E para concluir, a cada dia mais se vê quão pândego é o governo Roseana. Não tem jeito, tal as enormes trapalhadas que comete por incompetência e falta de autoridade. Para evitar dar mais dinheiro a Assembleia de Ricardo Murad(segundo se sabe ela havia prometido - e deve ter se arrependido - dar mais autonomia e poder ao futuro presidente), ela vetou o aumento de receita que Ricardo havia colocado no orçamento para justificar o seu pedido. Só que para evitar isso, vetou toda a receita sem perceber que assim fazendo, estava, na verdade, vetando todo o  orçamento. Não bastasse isso, a falta de percepção abriu o ‘orçamento’ e eles sairam gastando...

Uma loucura inacreditável que só em um governo de Roseana Sarney pode acontecer!

Zé Reinaldo Tavares

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.