Marcelo Tavares critica “caos” na Segurança e Saúde

O caos em que se encontra o sistema de segurança e penitenciário do Estado, que culminou com a veiculação de matérias em âmbito nacional e com a rebelião na delegacia regional de Pinheiro, foi apontado pelo deputado Marcelo Tavares (PSB), nesta terça-feira, 8, como razão da necessidade inadiável de indicação dos membros das Comissões Permanentes da Casa, sob pena de formação de uma comissão especial para enfrentar uma situação de “falência”.

“Vivemos o caos no sistema de segurança e penitenciário; presos em jaulas, rebeliões rotineiras e assassinatos em massa. O governo está completamente perdido, não tem capacidade de reagir, fruto da incompetência e do descaso. Esta Casa não pode passivamente assistir às mortes, precisamos executar a nossa tarefa de fiscalizar e cobrar o Estado para que deixemos de ser essa chacota nacional”, avaliou Marcelo Tavares.

A rebelião na delegacia regional de Pedrinhas, que eclodiu na última segunda-feira, 7, e apresentou um saldo de seis mortes nas primeiras horas de insubmissão, teria sido motivada pela superlotação penitenciária.

SAÚDE
 
De acordo com Marcelo Tavares, na saúde o cenário caótico é semelhante. “Hospitais fechados, o servidor praticamente sem atendimento no Hospital Carlos Macieira. O Hospital Pan Diamante fechado”. Marcelo Tavares destacou que o governo utilizou-se da prerrogativa de dispensar licitação para reformar hospitais em razão da urgência.

“Precisamos acordar e cumprir a nossa obrigação constitucional e tentar, de alguma maneira, enfrentar esse caos que hoje se instalou no Estado. Não podemos só ficar assistindo a esse desmanche da administração pública do Maranhão sem fazer absolutamente nada”.

Marcelo Tavares lembrou que o Governo do Estado assumiu o compromisso de construir um hospital e uma penitenciária no município de Pinheiro. No caso do hospital, com recursos liberados pelo ex-governador Jackson Lago. “Nem hospital, nem penitenciária, nem respeito aos direitos humanos nós temos mais. Daqui a pouco organismos internacionais estarão cobrando do governo brasileiro”, alertou.

Viviane Menezes
Agência Assembleia

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.