Governo brasileiro publica decreto com sanções da ONU à Líbia

Autoridades brasileiras deverão cumprir medidas do Conselho de Segurança.
Brasil não poderá vender armas à Líbia e vetará entrada de filhos de Kadhafi.


Decreto publicado no Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira (15) obriga as autoridades brasileiras a cumprir resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que impôs sanções ao regime do ditador líbio Muammar Kadhafi.

O decreto é assinado pelo presidente da República em exercício, Michel Temer. A presidente Dilma Rousseff está na China, onde participou de umfórum empresarial nesta sexta.
A resolução contém uma lista com nomes de 16 pessoas - sete filhos de Kadhafi e líderes do regime - que deverão ser impedidas de entrar nos países que fazem parte do Conselho de Segurança. Outra lista, com nomes de cinco filhos de Kadhafi e de um comandante das Forças Armadas, trata do congelamento de recursos financeiros e econômicos que estejam nos países.

Outra sanção é o bloqueio de vendas ou  transferências de armamentos ou materiais conexos para a Líbia, incluindo munições, veículos militares e fornecimento de assistência técnica e financeira e treinamento para atividades militares.

Da mesma forma, a resolução afirma que a Líbia não deverá mais exportar equipamentos militares.
As autoridades brasileiras também deverão inspecionar carregamentos vindos da Líbia se tiverem suspeita de que contêm armamentos.

A resolução decidiu ainda enviar a situação da Líbia ao Tribunal Penal Internacional.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.