18 de maio: Prêmio Neide Castanha será entregue em solenidade


O prêmio é uma homenagem à trajetória de luta de Neide Castanha, militante referência no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

A partir das 14h do dia 18 de maio, o auditório do Palácio do Planalto recebe um grande evento de mobilização do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 
A cerimônia inclui a entrega do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a premiação do Prêmio Neide Castanha e o ançamento da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e do Caderno Temático: “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”, com participação da Ministra Maria do Rosário, presidente do Conselho Nacional do SESI, ministros convidados e parceiros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Instituído no ano passado, o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes destaca pessoas físicas e jurídicas que atuaram na promoção e defesa dos direitos da criança e adolescentes no enfrentamento à violência sexual. 
O prêmio é uma homenagem à trajetória de luta de Neide Castanha, militante que foi uma referência no Brasil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Esse prêmio reconhece a atuação de diferentes setores da sociedade no enfrentamento da exploração sexual, o que para nós é condição para mudar essa realidade no país. Demonstra a importância do engajamento de toda a sociedade”, afirma Leila Paiva, coordenadora-geral do Programa de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). 

O prêmio conta com cinco categorias e é uma realização do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Os ganhadores receberão uma estatueta desenhada pelo cartunista Ziraldo.

Conheça os vencedores:
- Boas Práticas – Canal Futura;
- Produção de Conhecimento – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO);
- Cidadania – Wanderlino Nogueira Neto;
- Protagonismo de Crianças e Adolescentes – Casa do Teatro – Projeto Plugado;
- Responsabilidade Social – Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan).

Evento

Confira a programação para a Solenidade:

1- Entrega do “Prêmio Neide Castanha”. Entrega será feita aos premiados; bem como à Ministra Maria do Rosário e à Deputada Patrícia Saboya pelo trabalho desenvolvido na CPMI; e à Petrobras, pelo apoio dado ao Disque 100. (30 min).

2- Lançamento Caderno Temático “Direitos Sexuais são Direitos Humanos” e Lançamento da Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Carmen Silveira de Oliveira (10 min).

3- Entrega oficial do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes revisado para Ministra e presidenta do CONANDA, Maria do Rosário, e entrega dos 18 pontos prioritários para implementação do Plano. Fala das autoridades (60 min).

(Fonte: Portal da ANDI)
  
·         Aqui em Açailândia-MA., prosseguem as atividades da “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, sendo prevista  para este dia 18 de maio, a “Caminhada”, na Vila Ildemar, com saída em frente à Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz,às 0800 horas e encerramento na Praça do Patizal, às 1100 horas. Organizam a “Caminhada” o CRAS/Centro de Referência de Assistência Social, o PETI/Programa de Erradicação do Trabalho, pólos da Vila Ildemar, e o CONTUA/Conselho Tutelar.
Na programação da quinta-feira, 19/05, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente usará a “Tribuna Popular”, na sessão da Câmara de Vereadores, às 1930 horas.
·         No dia 18 de maio, teremos ainda dois outros eventos importantes: às 0800 horas, encontro da Federação Internacional de Direitos Humanos, Justiça Global e Justiça nos Trilhos, sobre questões problemáticas relacionadas ao Distrito Industrial  do Pequiá e do Assentamento Califórnia, com o vive-governador do Maranhão, Washington Luis Oliveira, na Câmara de Vereadores; às 1000 horas, no Salão da Paróquia São João Batista, apresentação do “Relatório Impacto sobre os Direitos Humanos pela Industria Mineira e Siderúrgica de Açailândia”.
·         No dia 19 de maio, a tarde, na Câmara de Vereadores, a partir das 1430 horas, IV Conferência da Cidade, com eleição do Conselho.
Por: Edurado Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.