Educação Integral pode ajudar na erradicação do trabalho infantil

Educação Integral pode ajudar na erradicação do trabalho infantil
12 de junho foi o “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” e cada vez mais a Educação Integral é vista como um elemento importante nesta luta. “A falta de acesso à escola ou uma escola de baixa qualidade acabam incidindo no aumento do trabalho infantil no país. É nesse sentido que uma política de erradicação do trabalho infantil não se faz sem uma política séria de Educação Integral”, afirma o coordenador nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT-Brasil), Renato Mendes.
É comum nos estados onde os índices de trabalho infantil são altos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(Ideb) ser baixo.
De acordo com o último levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2009), 4,2 milhões de brasileiros, entre 5 e 17 anos, estavam trabalhando em 2009.
Os índices mais altos foram registrados nos estados do Nordeste (1.588.387) e do Norte (405.287), regiões que também possuem o Ideb mais baixo, inferior a 4,0.
O índice é calculado com base em uma escala de 0 a 10. Estes índices mostram o ciclo em que essas crianças e adolescentes se encontram: eles deixam de frequentar a escola ou diminuem muito seu rendimento escolar para trabalhar e ter renda, mas, sem estudo, é mais difícil conseguir emprego e renda melhores no futuro.
“A Educação Integral é determinante em dois aspectos: por ocupar o tempo livre, tirar a criança da rua e de situações que a expõem ao trabalho, e também por complementar a educação, garantindo um desenvolvimento psicológico, físico, emocional saudável e integral”, afirma a gerente de projetos da Fundação Telefônica, Gabriella Bighetti.
Integração de políticas públicas –
A Educação Integral é importante, mas sozinha não dá conta de enfrentar todos os aspectos que levam ao trabalho infantil.
O coordenador-geral de Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Leandro Fialho, diz que a Educação Integral ajuda, mas precisa dialogar com outros setores, como a cultura, o esporte, a saúde e a assistência social.
 “Não dá para fazer educação integral se o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e o Ministério da Saúde não trabalharem juntos. Não dá para fazer política pública de forma desarticulada.”.
“Eu acho que o Brasil hoje tem que tomar a decisão de que a centralidade no enfrentamento ao trabalho infantil precisa estar na política de educação, não mais na assistência. A assistência está atuando muito mais para erradicar e a educação pode ter um papel importantíssimo em prevenir”, diz a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI),Isa de Oliveira.
Maranhão 
 No cenário estadual, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão – Fepetima vem contribuindo para a redução do número de crianças e adolescentes inseridos precocemente no trabalho.
 No período de 2008 a 2009, a redução no percentual de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de trabalho infantil foi de 0,75%, ou seja, de 220.435 em 2008, para 198.813 em 2009.

 No ranking nacional dos estados que mais exploram a mão de obra infanto-juvenil, na faixa etária de 10 a 14 anos, o Maranhão ocupa o 7º lugar, com 70.751, segundo o MPT (PRT 7ª Região) com base nos dados do IBGE – PNAD.
O que os especialistas, não só do Maranhão, mas de todo o Brasil, concordam é que não basta só a jornada ampliada, é preciso uma Educação Integral de qualidade para ajudar a mudar esse quadro. “Não basta aumentar só o tempo. Se as condições de aprendizagem forem muito precárias, você está aumentando o tempo de uma aprendizagem muito precária, não resolve”, explica coordenadora do Programa de Educação do Unicef Brasil, Maria de Salete Silva.
Para a Procuradora Regional do Trabalho do Maranhão (16ª PRT), Virgínia Saldanha, “a função principal da educação integral é proporcionar o desenvolvimento pleno da criança, possibilitando a ela uma vida digna, permitindo a sua ascensão social e o rompimento do ciclo da pobreza”. Ela , porém, ressalta que “a eficiência da Educação Integral na erradicação do trabalho dependerá da qualidade de sua metodologia e de seus recursos humanos e materiais. Se a Educação Integral for de qualidade, estimulará a criança a estudar e aprender, retirando-a do trabalho”.
Segundo a pesquisadora e gerente de projetos do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação (Cenpec), Maria Estela Bergamin, as crianças devem ser incentivadas a desenvolver diferentes formas de expressão, como a artística, física, intelectual, digital e social. “É importante não ficar preocupado só com os conteúdos. As crianças e adolescentes precisam ser formados em atitudes e valores que caminhem para a tolerância e a participação na vida pública, uma preocupação com o coletivo”, explica.
Opinião compartilhada por Virgínia Saldanha: “A educação integral de qualidade deve favorecer o desenvolvimento das diversas dimensões humanas: cognitiva, afetiva, espiritual, física, artística, esportivas/recreativas, através das mais diversas atividades, todas elas desenvolvidas de modo a atrair a criança para o estudo e afastá-la do trabalho”.
Em relação às políticas públicas, a Procuradora do Trabalho chama a atenção para a situação do PETI. “Infelizmente, a eficiência da jornada ampliada do PETI é bastante comprometida por carência de recursos materiais, humanos e orçamentários, o que impossibilita a universalização de atendimento, sendo pequena a sua eficiência”. E complementa: “A Educação Integral, por si só, não erradicará o trabalho infantil no nosso País. As políticas de assistência social, cultura, esporte, dentre outras, devem ser integradas à educação para que se alcance a erradicação do trabalho infantil”.
*Em Açailândia:
Concordamos em genêro, número e grau, com o que foi dito e escrito acima. Nos períodos de férias (recessos escolares de meio e final/começo de anos) cresce a incidência de trabalho infantil, bem como finais de semana e feriados prolongados.
São Crianças que “vão dar uma ajudazinha em casa”, vendendo alguma coisa, de geladinho a cd/DVD, ou pastel e ovo de codorna, ou prestando algum serviço (carregador, fretista) ou catando “papelão”, ou de “secretária doméstica” ou “babá”...
Lamentavelmente, nem as ações do PETI., ou do “Mais Educação”, e outras, têm evitado a “evasão’de Crianças e Adolescentes rumo a uma “ocupação”, para ganhar “seu próprio dinheirinho.
Trabalho de Criança é estudar e estudar, brincar e brincar... Trabalho é coisa prá adulto/a...
Educação Integral, e não apenas Escola Integral, de fato articulada e integrada em “redes”, de fato podem dar uma “encarada” mais eficaz ao trabalho infantil...
Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.