Matutos do Rei é a 3ª melhor quadrilha do estado do Maranhão

O grupo levou o prêmio no arraiá da Mira e colocou Açailândia em destaque no cenário junino
 
O arraial do sistema Mirante de Imperatriz realizou na última semana, mais uma edição do Arraiá da Mira. O encerramento aconteceu no dia 18 de junho, no Centro de Convenções e teve a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de quadrilha. O grande campeão vai participar do concurso nacional em Recife, promovido pela Globo Nordeste.
O grupo Matutos do Rei, que recebeu o prêmio de 3º lugar, nasceu em junho de 2007, quando a Paróquia São Sebastião realizou o arraial da igreja com o objetivo de arrecadar fundos para a paróquia e sugeriu que os membros criassem uma quadrilha para se apresentar no festejo. Com o objetivo de se apresentar apenas na paróquia, o grupo em seguida foi convidado para diversas apresentações e isso gerou uma motivação para continuar o grupo.

Em 2007, quando começou, Matutos do Rei possuía pouco mais de 40 pessoas, hoje são mais de 90. No ano passado, o grupo foi destacado como a maior quadrilha do estado do Maranhão, onde possuía 49 casais e mais de 100 pessoas envolvidas.
O fundador da quadrilha, Johnatan Polary é o vice presidente da Liga de Quadrilhas do Estado do Maranhão e sempre está ligado as entidades que representam a categoria. Ele entrou em contato com profissionais e grupos de Olinda (PE), onde teve todo o apoio. Em 2009, já tinha se transformado em um grupo estilizado, com figurino padronizado, cenário, casamento com enredo próprio, entre outras inovações. Nesta época, foi a primeira vez que uma quadrilha de Açailândia usou cenário, chamando a atenção da imprensa, da sociedade e do poder público municipal.

Johnatan fala sobre a importância de grupos da cidade participaram de concursos como este, realizado em Imperatriz. “A premiação já vale estando entre as três colocadas, é o reconhecimento do público do nosso trabalho, participar do concurso é uma forma de lembrar da cidade de Açailândia”, afirma entusiasmado. 
Ele explica o grande objetivo de ter dado continuidade ao Matutos do Rei. “A grande função do grupo não foi apenas de evoluir a dança de quadrilha na cidade, também resgatar a credibilidade que a quadrilha no município que já tinha se perdido”, explica.

Com recursos próprios, a quadrilha leva o nome de Açailândia a diversos lugares do país, mantendo a essência da quadrilha tradicional, mas usando uma nova roupagem. Johnatan ressalta que ainda há um incentivo e por isso foi criada a Associação das Entidades Juninas de Açailândia (AEJA), na qual ele é o presidente. A entidade tem a proposta de unir todas as quadrilhas da cidade com o intuito de fortalecer os grupos e conseguir mais apoio.

O grupo já recebeu 14 títulos de 1º lugar e é atual campeã municipal de Açailândia e São Francisco do Brejão. Além dos casais que compõe a quadrilha, o grupo possui como diretor artístico, Xico Brasil, coreógrafo, Tharles Ponciano, o figurino de Maria da Glória e as costureiras Conceição dos Santos (D.Índia), Vânia Lúcia e Raimundinha Salazar.

Cio da Terra

O tema da quadrilha deste ano é uma letra composta por Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda, Cio da Terra. Essa letra retrata o momento em que a terra está preparada para receber a semente e gerar os frutos e sustento para a vida. Com esse tema o grupo quis louvar e agradecer a terra por tudo que ela tem oferecido para a sobrevivência humana. Cada detalhe da apresentação foi pensada e totalmente voltada ao tema. Músicas sobre a plantação e a colheita fazem um paralelo com a mulher que gera a vida. Para a escolha do tema, é feito um estudo e uma pesquisa de áudio para escolher o próximo enredo.

Por William Castro
Fonte: Jornal do Maranhão

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.