Vale instala rede de monitoramento do ar em Açailândia e Marabá

Até o fim do ano, está prevista instalação de mais uma unidade no município de Santa Inês.

SÃO LUÍS - Os municípios de Açailândia e Marabá (PA), localizados na área de influência da Estrada de Ferro Carajás (EFC), contam desde maio com uma moderna Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar. Com o sistema, que está funcionado em fase de testes, é possível coletar informações como temperatura, direção e velocidade do vento, material particulado e precipitação pluviométrica.
Em cada uma das cidades foram instaladas duas estações de monitoramento que operam de forma automatizada. A rede funciona com sistema de software de alta tecnologia utilizado hoje em todo o mundo para este tipo de controle. O investimento realizado pela empresa foi R$ 2,2 milhões e é uma das ações socioambientais do Programa Capacitação Logística Norte (CLN), responsável pela melhoria e ampliação da EFC e do Terminal Portuário de Ponta da Madeira. Até o fim do ano, está prevista a instalação de mais uma unidade no município de Santa Inês.
O fluxo de comunicação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar ocorre da seguinte forma: os dados coletados nos monitores instalados nas Estações são repassados para um centro que supervisiona todas as informações e, em seguida, são encaminhados para os computadores da Vale e repassados posteriormente aos órgãos competentes da área de Meio Ambiente.
Desde 2010, seis Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar operam em São Luís, nas seguintes localidades: Itaqui-Bacanga, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Vila Maranhão, Calhau e Centro. O monitoramento do Índice de Qualidade do Ar (IQA) da capital maranhense é continuo, estando em um patamar considerado bom de acordo com os resultados preliminares.
Imirante, com informações da Vale

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.