DISCURSO DO VEREADOR CANELA (PSB) PROFERIDO NA TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA, NO DIA 02 DE AGOSTO DE 2011, DURANTE AS EXPLICAÇÕES PESSOAIS.

Senhor presidente, demais membros que compõem a Mesa nesta noite, colegas vereadores, senhores e senhoras que acompanham a sessão, imprensa, colegas funcionários desta Casa:

Utilizou da tribuna hoje, inicialmente para desejar a todos um bom retorno aos trabalhos em plenário e dizer que espero neste período legislativo a mesma produtividade e eficiência que todos os colegas apresentaram no período anterior e vêm apresentando ao longo desta Legislatura.

Digo ainda, prezados colegas, que embora a Casa estivesse de recesso no tocante às sessões, o trabalho dos vereadores continuou e ainda de forma mais intensa, já que no último mês estivemos mais presentes em nossas bases e pudemos ouvir as reivindicações e, logicamente, as cobranças da população.

Senhor presidente, verear, ou exercer o mandato de vereador, é abrir mão de sua intimidade, de sua privacidade e do descanso, para dedicar sua vida às mais diversas questões, principalmente as questões vindas das camadas mais pobres da sociedade. Sim senhores vereadores, é das comunidades que vêm a demanda principal que fundamente nossa vida pública em Açailândia.

Para atender, ou pelo menos ouvir o cidadão, não temos hora, lugar, dia e muito menos, recesso. Esta foi a escolha que fizemos e por ela sacrificamos muito de nossas vidas, mas o vereador deve agir assim. Ele deve doar sua vida em prol do bem comum.

Infelizmente, senhores vereadores, este pensamento, que é compartilhado pela maioria absoluta dos colegas, também sofre distorções. E há aqueles que não agem como nós agimos, e ainda se utiliza de artifícios de mídia para atacar e comprometer a imagem dos colegas, maculando o que nós temos de mais sagrado e concreto, que é o trabalho.

A crítica destrutiva é a arma do incompetente, já o trabalho é a maior demonstração da dignidade do homem. Pior ainda, senhores, que criticar de forma incisiva e destrutiva o trabalho alheio, é utilizar-se de terceiros, que sequer credibilidade tem, que sequer são capazes de sustentar uma posição e viram-se ferozmente quando seus interesses não são atendidos, contra aqueles que muitas vezes lhes deram a mão. E estes não se eximem de ferir o foro íntimo de um colega.

A função legislativa tem sido distorcida para pautar a agressão contra os vereadores. A função legislativa tem sido distorcida, o que agrava a situação, por colegas que bem conhecem o papel de um vereador, mas a fome de rapina pelo poder é superior à parceria e ao respeito.

Senhores vereadores, como venho fazendo todos os anos, realizei, em parceria com a Associação Cultural do Pequiá, a nona edição do Arraial do Piquirracha, no Distrito de Pequiá. Pela organização, pela tradição e pela consideração da comunidade com nosso evento, fui alvo de ataques constantes em veículo de mídia local.

O que motivou os ataques, não foi a preocupação com aquela comunidade e se o prejuízo que este mesmo órgão de comunicação contou em evento particular que realizou no Pequiá no mesmo período do nosso arraial.

Me respondam então: quem tem interesse no bem estar da população? Aqueles que realizam um evento público, gratuito, endividando-se para sua realização a altura da comunidade, ou quem fecha uma rua nos moldes de um curral, para a realização de um evento particular, visando lucro?

Ora senhores, a população açailandense é inteligente e embora algumas pessoas sejam utilizadas como massa de manobra para nos atacar, todos sabem quais interesses estão em jogo e quem patrocina as agressões que todos nos, com uma exceção, temos sofrido.

Não vou mais me alongar, senhores, porque maior que as críticas, os interesses particulares e politicagem, foi o sucesso do Arraial do Piquirracha e a satisfação de quem passou três dias festejando a identidade popular de nosso povo. Não somos homens de olhar revoltados o trem passar. Nós, vereadores, vamos à frente da locomotiva, garantindo que o grande vagão chamado Açailândia percorra o caminho em direção ao desenvolvimento.

Senhor presidente, senhores vereadores, muito obrigado.

Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.