Equipe do IFMA, campus Buriticupu visita as nascentes do rio Buriticupu.

Isaias Neres Aguiar
Pela terceira vez professores, alunos, servidores do Instituto Federal do Maranhão, dentre outros colaboradores viajaram ao município de Amarante do Maranhão para visitarem as nascentes do rio Buriticupu. As visitas ocorreram nos dias 08 e 09 de junho e 21 e 22 de julho de 2011. Participaram das viagens os professores: Ronald Correia - Diretor Geral, Vilson de Almeida - Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Biologia, Neemias (Geografia), Claudiane (Educação Ambiental), Edmilson Santos (Química), Lucilene Pereira (Física e Recursos Hídricos) Ana Roberta (Ciências Agrárias) Arcenildo - Diretor da DPG; Isaias Neres e Savana - Alunos de Biologia, Adalto - Motorista e Francisco Jeronimo - Extensionista da AGERP.

Sem precedentes - Depois de percorrer tantas trilhas, a expedição ambiental às nascentes do Rio Buriticupu, pôde conhecer melhor a região, com seu rico ecossistema e refletir sobre a importância da preservação da bacia do rio. O trabalho realizado pela equipe do IFMA é um marco na história, tanto do rio Buriticupu como do município que leva o mesmo nome. Essas iniciativas ambientais testemunham o amor pelo município, numa demonstração de que queremos uma cidade e uma região cada vez melhor.

A triste situação atual – ao chegarmos às nascentes pudemos perceber os riscos de extinção que corre o principal rio de Buriticupu, pois as matas ciliares estão sendo abatidas e queimadas para o plantio de roças, e em seguida substituídas por pastos para o desenvolvimento da pecuária. Em outras situações absurdas, egoístas e degradantes encontramos nascentes sendo transformadas em represas particulares para o cultivo da piscicultura.

Nesta região, para se ter uma ideia, até os componentes da fauna são raridades, pois encontramos, assim de perto, apenas um macaco prego que não aceitou ser fotografado pela professora Lucilene e um pica-pau que havia caído do ninho e fugia desesperado tentado sobreviver. Vimos também madeireiros tarde da noite, amedrontados e confundindo o veículo do IFMA com a viatura do IBAMA ou da Policia federal, transportando toras de essências caríssimas, extraídas da terra indígena arariboia, por valores irrisórios. 

As parcerias - Com o objetivo de envolver o máximo de parceiros, no Projeto de Recuperação das nascentes, o IFMA está mantendo diálogo e realizado parceria, ministério público, FUNAI, IBAMA, e Secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Amarante do Maranhão e com toda a comunidade indígena. Além da estreita relação com as aldeias da região, o IFMA distribuiu livros do ensino fundamental e médio nas aldeias Chupé e Lagoa Quieta e juçaral.

Os resultados – depois da nossa primeira visita ao trecho da nascente FAVEIRA já foram percebidos as primeiras ações, resultados da parceria com a prefeitura de Amarante do Maranhão. É que na visita anterior foi detectado o assoreamento e a compactação do solo sob o rio, pelas passagens de veículos. Depois dos nossos apelos aos representantes daquele governo municipal foi construído um bueiro de concreto no local para a passagem dos veículos.

Agora a nossa maior preocupação é com a consciência ambiental da população, pois não adianta restaurar, reconstituir, e a população voltar a degradar.


Isaias Neres Aguiar
Aluno de Biologia – IFMA Campus Buriticupu



Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.