A presença dos membros do Fórum de Cultura, objetivou solicitar dos vereadores alterações no Projeto de Lei Municipal nº 018/2011, visando adequá-lo à realidade de Açailândia. Entre as alterações propostas pelos produtores culturais, está a caracterização do conselho como órgão deliberativo das questões do setor na cidade.
Outra solicitação apresentada pelos membros do Fórum, através de expediente, era o desmembramento de setores componentes do Conselho, bem como a inclusão no colegiado de represente das manifestações culturais afrobrasileiras. Na colocação inicial dos membros, havia a inclusão de terreiro de Umbanda do município no conselho.
Após a discussão das solicitações e as ponderações dos vereadores e do secretário de cultura, o presidente convocou nova reunião para a manhã de terça-feira, 08, desta vez com o procurador do município, o secretário de cultura e assessores da Casa Legislativa para discussão das proposições do fórum.
Após as devidas análises, foram acatadas as alterações solicitadas quanto ao teor deliberativo do conselho, bem como os desmembramentos devidos, seguindo a paridade e acrescendo no colegiado, membros das manifestações culturais afrobrasileiras. “Acredito que as solicitações possíveis dos produtores culturais e da secretaria de cultura foram atendidas, observando a técnica legislativa e as necessidades do setor. As alterações foram encaminhadas para as comissões e para a assessoria jurídica da Casa para as devidas emendas e logo o projeto irá à pauta para votação”, garantiu o presidente Aluísio.
Wener Moraes
Assessor de Imprensa
Nenhum comentário